Dicas para não se deixar enrolar pela propaganda política

ouvirPrezados ouvintes, como vocês sabem, desde 19 de agosto começou a propaganda política dos candidatos em todas as emissoras de rádio e televisão do país. Para muitos, uma boa oportunidade para desligar o aparelho e cuidar de outras coisas. Mas, na verdade, é uma boa oportunidade para compreender melhor cada candidato, se possui boas propostas, se não está apenas tentando enrolar os eleitores, quais os apoios políticos que possui, quais as suas experiências na política e na vida, e por aí vai.

Na hora de avaliar as mensagens dos candidatos, devemos prestar atenção em alguns pontos. Antes de mais nada, temos o procedimento básico. É fundamental trocar ideia com outras pessoas, checar algumas informações divulgadas, não se deixar levar pelas belas palavras e imagens que aparecem e, principalmente, consultar a vida pregressa do candidato. Alguns bons sites para isso são o do projeto Excelências, da entidade Transparência Brasil, o do Tribunal de Contas da União e o do Tribunal Superior Eleitoral, que publicam dados completos sobre políticos e gestores públicos. Inclusive os processos que alguns deles respondem na Justiça.

Esse processo de se informar é uma das maiores ferramentas da cidadania atuante. Não basta ficar assistindo à propaganda eleitoral. Temos que fazer a nossa parte e correr atrás de dados que nos permitam construir uma opinião mais completa sobre os candidatos. Para o promotor de justiça Affonso Ghizzo Neto, “é preciso ir além da propaganda em rádio e TV. Temos hoje a internet para buscar informações sobre a vida pregressa dos candidatos e a real viabilidade de suas propostas”.

Para o promotor, é preciso perguntar sempre: “O candidato escolhido já foi político? Quais cargos ele ocupou? Esteve envolvido em casos de corrupção? Foi premiado em ações comunitárias ou de cidadania?”.

Ou seja, não fuja da propaganda eleitoral e dos debates promovidos pelos meios de comunicação. Assista, pesquise e forme a sua opinião com convicção. É por aí que conseguiremos mudar a nossa fraca representação política.

Aqui no www.avozdocidadao.com.br vocês têm acesso às últimas iniciativas das organizações da sociedade civil, como outro projeto da Transparência Brasil, o “Quem quer virar excelência?”, que traz dados completos sobre candidatos de todo o país.

Confira sempre!

1 comentário

  1. Rádio Globo | A Voz do Cidadão em 15 de abril de 2015 às 11:23

    […] Dicas para não se deixar enrolar pela propaganda política Cidadania e mobilidade: o aplicativo “Você […]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.