Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Recebemos mensagem da cidadã Ana Maria Iancarelli, presidente da Associação Brasileira de Proteção à Infância e à Adolescência, a Abrapia, nos chamando a atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil, que foi comemorado semana passada. Sem dúvida, um tema dos mais importantes e que tem merecido atenção tanto por parte dos governos como pela sociedade civil.

Pois hoje vamos comentar duas iniciativas que abordam este tema numa área onde o problema se torna cada vez maior: a internet.

A primeira é o site da Campanha Nacional Contra a Pedofilia na Internet, o www.censura.com.br. O site busca orientar pais e colaborar no combate a este tipo de crime. De dezembro de 2005 a fevereiro deste ano, o www.censura.com.br recebeu 720 denúncias, que foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Federal, em Brasília, mas o trabalho não tem tido os resultados esperados. Segundo os organizadores do site, em oito anos de trabalho, nunca houve a condenação de um único suspeito. Por isso, o site está tentando, através de um abaixo-assinado, conseguir 1,6 milhão de assinaturas, para, então, apresentar ao Congresso um projeto de emenda popular que obriga as operadoras de telefonia e os provedores de acesso e hospedagem a bloquearem a pedofilia.

A segunda dica é a cartilha “Diálogo Virtual” lançada pelo site HackerTeen.com.br. O site é voltado para o público infantil e adolescente e procura orientar para o uso seguro e produtivo da informática, principalmente a internet. A cartilha foi desenvolvida pelos próprios adolescentes e mostra as vantagens e desvantagens da utilização de várias ferramentas, como e-mail, navegadores, programas de relacionamento tipo Orkut e MSN. E sempre com liguagem simples e acessível, útil também para os pais que ainda não estão familiarizados com os termos mais comuns do mundo virtual e que devem sempre ter atenção redobrada com os filhos quando o assunto é a internet.

Por último, gostaríamos de divulgar o novo número do Disque-denúncia contra abuso infanto-juvenil, que é o “100”. A ligação é gratuita e o serviço funciona todos os dias da semana, inclusive nos feriados.

Aqui na nossa Agenda da Cidadania, pais e filhos já podem baixar a cartilha “Diálogo virtual”, do HackerTeen, além de links para o próprio site do grupo, o www.hackerteen.com.br, e o da Campanha contra Pedofilia na Internet, o www.censura.com.br. O site da Abrapia é o https://www.segredosdosonho.com.br

Participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.