Dia Mundial da Água: é preciso economizar sempre
Ontem, sábado, foi comemorado o Dia Mundial da Água, criado em 1993 pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas- ONU. Como já dissemos aqui algumas vezes, a questão do meio ambiente e dos recursos naturais, entre elas a água potável, é um dos pilares da cidadania planetária.
Para quem não sabe, apesar de nosso planeta ser constituído por dois terços de água, somente 0,03% deste total é potável, o que significa que, se não existir um maior grau de conscientização e mobilização dos cidadãos, graves problemas podem acontecer em bem pouco tempo. Para se ter uma idéia, nas grandes cidades, o consumo diário per capita pode chegar a 500 litros.
Existem algumas medidas úteis para que os cidadãos também façam a sua parte na economia de água que já tem caráter obrigatório para todos os cidadãos conscientes. Alguns exemplos:
Na cozinha – A primeira dica para quem quer economizar é encher uma bacia ou a própria cuba da pia com água e deixar a louça de molho por alguns instantes, para ajudar a soltar um pouco a sujeira e molhar a bucha que ensaboará as peças. Lembre-se de abrir a torneira apenas para enxaguar as louças.
Na área de serviço – Assim como deve ser feito com as louças, deixar as roupas de molho antes da lavagem retira um pouco a sujeira e facilita o trabalho. Além disso, a água do molho pode ser usada para esfregar as peças. A abertura da torneira deve ser feita apenas no enxágüe.
No quintal – Quem gosta de plantas deve redobrar os cuidados para economizar água! Em primeiro lugar, prefira as espécies que necessitam de pouca água, como as bromélias, pinheiros e violetas. Evite ainda molhá-las em excesso ou em momentos muito quentes do dia, o que fará com que a água seja absorvida sem chegar à raiz. Lembre-se ainda de regar a base das plantas, e não as folhas.
No banheiro – Tome banhos curtos e evite o uso de banheiras, que são grandes vilãs do desperdício, e feche a torneira enquanto se ensaboa, escova os dentes ou se barbeia.
Aqui na Voz do Cidadão preparamos um link para a lista completa com as sugestões para economia de água, feitas pelo site InfoMoney. Ler e praticar essas dicas no dia-a-dia é dever de todo cidadão.