Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social Mundial acontece próximo sábado, 26/01
No próximo dia 26 de janeiro, sábado, depois de amanhã, milhares de pessoas ao redor do planeta irão marchar, protestar, celebrar e promover discussões em vilas, zonas rurais e centros urbanos em centenas de ações. Até o início desta semana, mais de 1.600 organizações de 64 países já haviam se inscrito para participar do Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social Mundial.
O Fórum Social Mundial é um contraponto ao Fórum Econômico Mundial, que reúne as nações mais ricas do mundo. Ao contrário, o FSM é um espaço aberto para movimentos sociais, redes, ONGs e sindicatos debaterem democraticamente idéias e alternativas, formular propostas, compartilhar experiências e organizar redes efetivas de ação. Desde 2001, quando foi realizado pela primeira vez em Porto Alegre/RS, o FSM é um processo permanente, com etapas realizadas em todos os continentes. Sua última edição global ocorreu em Nairóbi, capital do Quênia. Em 2009, um novo encontro global será realizado, desta vez na cidade de Belém, capital do Pará, que organizou edições do Fórum Social PanAmazônico.
Para troca de informações e coordenação entre as muitas ações, o meio mais democrático hoje para disseminação de informações de cidadania, a internet, está sendo fundamental. Através do portal www.wsf2008.net, os participantes e coordenadores têm acesso a todos os detalhes de cada evento. No Brasil, além de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre, várias outras capitais e cidades do interior também abrigarão eventos. Belém, sede do encontro global do ano que vem, também terá participação ativa no próximo sábado.
Aqui na Voz do Cidadão, preparamos um link para a página oficial do Fórum Social Mundial no Brasil, o www.forumsocialmundial.org.br. Além das informações sobre os eventos como datas e locais de encontro, você pode acompanhar ao vivo momentos importantes, como coletivas de imprensa e entrevistas.
Como o próprio lema do Fórum diz: “Um outro mundo é possível”. Vamos participar e tornar isso uma realidade!