Devolução de dinheiro extra pelos parlamentares pode virar show para a TV
Hoje vamos falar mais uma vez sobre o dinheiro extra da convocação extraordinária do Congresso, e que muitos deputados e senadores ainda não devolveram, ou pelo menos não se pronunciaram sobre o assunto.
Pelos jornais ficamos sabendo que, até o momento, apenas 65 deputados e 6 senadores declararam a intenção de devolver os 25 mil e 700 reais extras recebidos pela convocação extraordinária no Congresso. Os outros 448 deputados e 75 senadores não se manifestaram e é provável que embolsem a verba sem nem ao menos terem dado as caras em Brasília. Detalhe: a maioria esperou o prazo se esgotar para comunicar oficialmente a devolução. Assim, o dinheiro público – o meu, o seu, o nosso – será depositado mesmo contra a alegada vontade do político.
E é para essa estratégia que queremos chamar a atenção dos nossos ouvintes: Desses 65 deputados, apenas 19 fizeram a devolução da verba no prazo estipulado pela mesa diretora da Câmara. 8 indicaram entidades para repassar o dinheiro e 38 – maioria absoluta – pediram para receber depois que a folha de pagamento já estava fechada. Ou seja, somente quando notaram que a mídia e os cidadãos eleitores estavam fiscalizando de perto qual destino dariam para o dinheiro.
Temos aí então o perigo de um duplo jogo de cena dos parlamentares: o primeiro, que o pedido de devolução do dinheiro fora do prazo legal seja apenas “jogada para a arquibancada”, para cidadãos eleitores desprevenidos, e sem qualquer intenção real de devolução. No segundo caso, embora o dinheiro seja realmente devolvido, isto não se deve a nenhuma convicção política ou ética, mas, sim, a um desvio de verba para entidades assistenciais e ONGs de sua própria base eleitoral. O que também seria um ato para servir de palanque na TV para as próximas eleições.
O fato de que a cobertura da mídia esteja firme já há duas semanas nos dá a certeza de que o modo de fazer política está mudando no Brasil. Mas somente se nós, cidadãos, continuarmos a fiscalizar os parlamentares e o uso que eles dão ao nosso dinheiro público.
Acompanhe aqui na Agenda da Cidadania, a lista atualizada dos parlamentares para vocês ficarem sabendo e repassarem para sua lista de amigos. Participem!