Cremerj lança campanha “Quanto Vale o Médico?”

Continuam em Brasília as discussões sobre a aprovação de mais um período de vida para o polêmico imposto da CPMF e a sua destinação original para o setor da saúde, que, como sabemos, não tem tido dos últimos governos a atenção que merece. Como parte das negociações, acaba de ser aprovada a Emenda 29, que fixa os percentuais a serem investidos na área da saúde pela União, Estados e municípios, além de um bônus de 24 bilhões de reais divididos em 4 anos.

Agora em outubro, o Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, o Cremerj, lançou uma oportuna campanha que pode servir de exemplo para os demais conselhos em todo o país. A campanha “Quanto Vale o Médico?” tem o objetivo de lançar para a sociedade o debate sobre a atual situação dos profissionais na rede pública de saúde e as ações a serem tomadas pela valorização dos médicos.

No endereço www.quantovaleomedico.com.br podem ser conferidas a agenda da campanha, estatísticas dos problemas de saúde e notícias relacionadas ao tema. Por exemplo, em todo o Estado, de janeiro a julho deste ano já foram relatados 42 mil casos de dengue. em 2006, foram mais de 37 mil vítimas de acidentes de trânsito atendidas pelos profissionais de saúde do Estado.

Para conscientizar os cidadãos, a campanha também prevê a entrega de material de divulgação nas unidades de saúde do Estado, contendo dados sobre o caos na saúde pública. Quem quiser também pode assinar o manifesto de apoio, que já conta com mais de 4.200 assinaturas até momento.

Para a Dra. Márcia Rosa de Araújo, presidente do Cremerj, os salários irrisórios e as péssimas condições de trabalho causam um alto o índice de evasão dos médicos dos postos de saúde e das emergências dos hospitais públicos. E isso afeta principalmente os cidadãos de baixa renda, que não têm acesso ao atendimento particular. Segundo ela, os médicos têm sido tão vítimas da falta de respeito dos gestores públicos quanto os cidadãos, o que motivou o lançamento de uma campanha que mobilizasse a opinião pública para que, juntos, médicos e cidadãos, possam exigir das autoridades melhorias nas condições de atendimento e salários justos para os médicos.

Hoje, dia primeiro de novembro, a campanha “Quanto Vale o Médico?” está realizando uma visita de conscientização ao Hospital Municipal Ferreira Machado, na cidade de Campos, com a presença da diretoria do Cremerj.

Ao lado de uma educação pública de qualidade, uma saúde pública de qualidade é a garantia da formação de novas gerações de cidadãos aptos a exercer plenamente a sua cidadania. Afinal, justiça, saúde, educação e segurança são cláusulas pétreas de nossa Constituição Federal e devem ser garantidas a todo cidadão brasileiro.

Para quem quiser saber mais sobre esta iniciativa do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro, aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o site da campanha, que é o www.quantovaleomedico.com.br.

Acesse e participe, assinando o manifesto de apoio!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.