Corrupção derruba governo do Canadá
Quantas vezes a gente se pegou dizendo que “algumas coisas só acontecem no Brasil”, principalmente quando o assunto é o desrespeito das autoridades públicas para com os próprios cidadãos?
Pois bem, só para reforçar a tese de que a mídia no Brasil vem desempenhando um importante papel na formação de uma idéia equivocada – e ruim – sobre o país, vamos falar hoje de uma situação que também acontece lá pelas terras de primeiro mundo.
Esta semana, o primeiro-ministro do Canadá solicitou a convocação de eleições parlamentares, após um escândalo envolvendo acusação de corrupção. Adivinhem o que aconteceu: desvio de dinheiro público destinado a agências de propaganda e comunicação mas que acabou pagando campanha eleitoral de membros do partido do governo. Soa familiar para vocês?
Lá, assim como aqui, o caso envolveu ex-ministros e outros servidores. Lá, como aqui, o primeiro-ministro foi isentado de envolvimento. E lá, como aqui, o governo acusa a oposição de golpe com fins puramente eleitorais.
Por enquanto, lá ninguém ainda foi punido, como o deputado José Dirceu aqui, que acaba de ter seus direitos políticos cancelados por 8 anos. Até porque o resultado final sobre o caso só será divulgado daqui a 3 meses.
O que esperamos aqui na Voz do Cidadão é que, tanto aqui como lá, a cassação de uns poucos não sirva de pretexto para um esvaziamento das apurações, indicando uma autêntica pizza que só serviria para manchar mais a imagem das instituições junto aos cidadãos.
Corrupção, violência urbana e outras mazelas existem tanto aqui como lá. O que muda é a conduta dos cidadãos que precisam urgentemente parar de acreditar que “tem coisas que só acontecem no Brasil, mesmo.”
É sempre bom lembrar: fiscalização, manifestação e informação são as bases da plena cidadania. Vamos todos participar deste debate!