Conheça a campanha da Transparência Capixaba para as Eleições 2006
Gostaríamos aqui de chamar a atenção para uma ong do Espírito Santo que tem um trabalho interessante para o efetivo controle social dos mandatos públicos. Trata-se da Transparência Capixaba.
A Transparência Capixaba foi criada em 2001 e não tem qualquer vínculo político-partidário. Sua atuação segue os moldes da Transparência Brasil e da Transparência Internacional. A entidade busca dos políticos o compromisso formal com a transparência em sua administração e um combate efetivo à corrupção. No estado do Espírito Santo, já conseguiu algumas vitórias importantes, como a assinatura do termo de compromisso de vários políticos, como o governador Paulo Hartung, os prefeitos de Vila Velha, Serra e Colatina, e os deputados estaduais César Colnago e Anselmo Tose.
Para estas eleições de 2006, nada menos que 17 políticos assinaram o documento, se comprometendo com uma lista de ações a serem implementadas em seu mandato. Destes, 2 candidatos a deputado federal foram eleitos e o governador do Estado, que já havia assinado em 2003, acabou sendo reeleito. Mesma situação do deputado federal César Colnago, que assinou em 2003 e agora continua em Brasília para mais 4 anos.
Acreditamos que trabalhos como o da Transparência Capixaba e de várias outras que temos comentado aqui estão contribuindo para uma conscientização maior não só dos cidadãos como também da classe política em geral.
Aos poucos, os políticos descobrem que se comprometer por escrito com ações contra corrupção, pela transparência fiscal e eficiência na gestão dos orçamentos públicos pode ser decisivo no sucesso eleitoral.
Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o site do Transparência Capixaba, além de poderem baixar as peças da criativa campanha veiculada para as Eleições 2006.
Acesse e participe!