Congresso libera “Contas sujas” na calada da noite

ouvirPor essa ninguém esperava. Em meio às confusões de uma CPI para investigar um senador de República envolvido em negociatas e amizades mais do que suspeitas, a Câmara dos Deputados resolveu “dar uma de esperta”.

Na última terça-feira, dia 22, nossos nobres deputados colocaram de surpresa na pauta do dia um projeto que permite aos políticos receberem o registro de suas candidaturas mesmo quando tiverem contas eleitorais desaprovadas. É a chamada “conta-suja”.

O projeto 3839, de 2012, é de autoria do deputado Roberto Balestra, de Goiás, mesma terra do senador Demóstenes e do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Seu texto determina que a certidão de quitação eleitoral será dada aos candidatos que apresentarem à Justiça Eleitoral a prestação de contas da campanha anterior, conforme determina a lei, “ainda que as contas sejam desaprovadas”. Na prática, não vai mais adiantar a justiça eleitoral fiscalizar o que políticos e partidos fazem suas campanhas, de quem recebem doações e como utilizam seu poder econômico. Eles poderão ser diplomados normalmente, por mais grave que tenham sido as falhas nas suas prestações de contas.

Detalhe: praticamente todos os partidos subscreveram a proposta, que foi aprovada em questão de minutos.

No momento em que algumas decisões do Supremo Tribunal Federal desagradam à classe política, a Câmara reage da maneira mais corporativista e retrógrada possível, legislando em causa própria com flagrante desrespeito ao bem comum, à sociedade e ao país.

Não podemos nos esquecer que a sociedade tem dado demonstrações inequívocas de que não aceita mais esse comportamento vindo de uma das instituições mais importantes para democracia. Como temos observado aqui desde o ano passado, por todo o Brasil tem os visto manifestações contra impunidade, corrupção e a baixa qualidade da nossa representação política. E mês a mês elas conseguem atrair mais cidadãos conscientes e atuantes.

Para conhecer esta pérola de desrespeito a nós cidadãos, acessem a íntegra do projeto do deputado Balestra aqui no www.avozdocidadao.com.br. E repassem para seus amigos, como um exemplo de como não se deve fazer política.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.