Conamp lança campanha de conscientização sobre a corrupção
Neste domingo passado foi lançado em Brasília um dos mais importantes projetos de divulgação do conceito de plena cidadania e de conscientização das futuras gerações de cidadãos brasileiros.
A Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – CONAMP e o Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais – CNPG acabam de lançar a etapa nacional o projeto O que você tem a ver com a corrupção?, iniciado no estado de Santa Catarina em 2004. Segundo as duas entidades, este lançamento pretende ser o início de um programa de mobilização nacional contra este crime que atinge as diferentes esferas da sociedade, tanto no âmbito do poder público quanto na iniciativa privada. Para o presidente do Conamp, José Calos Cosenzo “apenas a educação e a conscientização são eficazes para acabar com a corrupção, uma tragédia que assola o país de forma endêmica”.
O projeto tem caráter educativo e a idéia é conscientizar a sociedade, especialmente crianças e adolescentes, e incentivar a honestidade e a transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos do dia-a-dia que contribuem para a formação de uma conduta cidadã.
Para isso, são enfatizados três tipos de responsabilidades: a responsabilidade para com os próprios atos, ou responsabilidade individual (”Estou fazendo a minha parte no meu dia-a-dia?” ); a responsabilidade para com os atos de terceiros, ou responsabilidade social ou coletiva ( “Estamos cobrando individual e coletivamente a efetiva apuração e punição de corruptos e corruptores? Estamos efetivamente contribuindo para o fim da impunidade?” ); e a consciência da responsabilidade para com as gerações futuras a partir da conduta no presente.
Peça-chave nas denúncias e investigações mais importantes dos últimos anos, o Ministério Público defende agora uma maior aproximação com o cidadão comum. Assim, o projeto também vai estimular as denúncias populares dos atos de corrupção, não importando o maior ou menor grau de prejuízo à sociedade. Para isso, em breve os portais dos Ministérios Públicos nos estados abrirão um link em que qualquer pessoa poderá preencher um formulário para denunciar casos suspeitos de corrupção.
O projeto O que você tem a ver com a corrupção? também vai distribuir uma cartilha em escolas e locais com grande circulação de cidadãos, e conta com a adesão de juízes, empresas e nomes de grande projeção nacional. Aqui na Voz do Cidadão além de assistir ao vídeo da campanha, vocês podem baixar a íntegra da cartilha, para ler e repassar para toda a sua lista de contatos.