Como foi a Caravana da Cidadania do IFC no Ceará

ouvirBoa noite cidadãos ouvintes do Agito! Boa noite Thiago Matheus! Hoje vamos começar com algumas novidades sobre a Caravana da Cidadania que o Instituto de Fiscalização e Controle liderou em quatro cidades do interior do Ceará.

Conforme comentamos aqui no Agito no sábado passado, o objetivo das Caravanas da Cidadania é capacitar funcionários públicos e até cidadãos comuns para realizarem auditorias de contas públicas, especialmente na área de Saúde Pública. Desta vez as cidades visitadas foram Antonina do Norte, Ibiapina, Crateús e Ocara.

E as organizações da sociedade civil dessas regiões estão de parabéns, pois conseguiram mobilizar mais de 300 cidadãos para participação nas palestras e audiências públicas.

O maior sucesso foi mesmo em Antonina do Norte, em que até a presidente da Câmara de Vereadores fez questão de comparecer aos eventos, junto com representantes do Ministério Público Federal e Estadual, e de diversas organizações como a Amarribo Brasil, a Asajan – associação de moradores de Januária, em Minas Gerais, e até da Força Tarefa Popular, do Piauí. Aliás, a Força Tarefa está desde já convocando todos os cidadãos do nordeste a participar da sua Marcha Contra a Corrupção, que será realizada em julho. Mais para a frente, a gente vai dar mais detalhes sobre o evento aqui no Agito.

Agora, um dos grandes questionamentos envolvendo a Caravana da Cidadania em Antonina do Norte tinha a ver com a presença de um ativista da cidadania, Francisco Fernandes, durante os eventos. A ida do ativista à cidade representava um risco real à sua vida, pois ele já tinha sido ameaçado por poderosos da região um ano antes, por causa de denúncias de corrupção. Francisco teve até que se mudar para outra cidade para se manter seguro.

Felizmente, nada aconteceu com ele. O promotor de Justiça da região solicitou apoio da Polícia Militar, que acompanhou a Caravana durante todos os eventos. Mas esse também foi um ponto contra o Programa Nacional de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, criado para garantir a vida de quem é perseguido e ameaçado, como o Francisco. Ninguém apareceu ou entrou em contato para garantir a segurança do fundador da organização Alerta Antonina, que vem prestando relevantes serviços à transparência pública na região.

Vale a pena dar uma passadinha aqui no www.avozdocidadao.com.br e saber um pouquinho mais como foram as coisas na passagem da Caravana da Cidadania, do IFC, pelo estado do Ceará. E para conhecer mais sobre o Instituto de Fiscalização e Controle, clique em www.ifc.org.br.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.