Coalizão pela Reforma Política divulga novo site

ouvirBoa noite, Ulisses, boa noite ouvintes do Agito! Hoje vamos falar de combate à corrupção. Um tema mais do que oportuno, pois neste momento o Supremo Tribunal Federal julga uma ação da Ordem dos Advogados do Brasil, que quer impedir que empresas façam doações para campanhas eleitorais. Como se sabe, uma das maiores fontes de corrupção envolvendo as eleições é justamente esse verdadeiro comércio de favores políticos. Afinal, não se imagina que uma empresa vá doar dinheiro para um político em campanha sem pedir algum benefício nada transparente mais tarde.

E falando em corrupção, segunda-feira passada, dia 9 de dezembro, foi celebrado em todo o país um dos dias mais importantes do calendário da cidadania: o Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data foi escolhida por ter sido o dia em que as Nações Unidas assinaram a sua Convenção contra a Corrupção, em 2003, e serve para estimular os países membros a desenvolver e implementar iniciativas sobre o tema.

Aqui no Brasil, algumas organizações da sociedade e instituições de Estado realizaram eventos pelo dia 9, como o FOCCO – Fórum de Combate à Corrupção, a Controladoria-Geral da União – CGU, a Associação Comercial de São Paulo, o Instituto Ethos e diversos escritórios regionais do Ministério Público.

Mas, dentre tantos eventos, um detalhe chama a atenção. Não tivemos quaisquer manifestações nas ruas alusivas à data. Nos últimos anos, o dia 9 de dezembro tem sido uma das datas mais marcantes para o exercício da liberdade de expressão por mais transparência, ética e moralidade pública. E até com o mesmo grau de importância e participação que as datas cívicas tradicionais, como o 7 de setembro, o 15 de novembro ou o primeiro de maio.

Por isso, cabe aos verdadeiros agentes de cidadania participar de iniciativas importantes, como a da Coalizão pela Reforma Política. Como já falamos aqui, a Coalizão é a união de esforços de algumas das mais atuantes organizações da sociedade, como o MCCE, a OAB, a CNBB, a Plataforma pela Reforma Política, o Confea e mais de uma centena de outras. E ela acaba de divulgar o seu novo site, o www.reformapoliticademocratica.org.br, onde todos podem conhecer a proposta e assinar o formulário de apoio. Até o momento, a Coalizão já conseguiu 300 mil assinaturas, somando as do seu site e as já conseguidas através do site de manifestos Avaaz. E, com as assinaturas em papel que a CNBB já começou a coletar, o objetivo da organização é alcançar dois milhões de assinaturas ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Vamos mostrar que essa apatia das redes sociais é apenas aparente. Na verdade, centenas de organizações da sociedade estão trabalhando para que a verdadeira reforma política se torne realidade, e cabe aos cidadãos mais conscientes e atuantes dar o seu apoio e incentivar outros cidadãos a fazer o mesmo.

Confira aqui no www.avozdocidadao.com.br o link para o site da Coalizão pela Reforma Política. Participem e ajudem também a divulgar. Vamos transformar a realidade da nossa representação política!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.