CIEE e Fundação Roberto Marinho lançam projeto Aprendiz Legal

Neste terça-feira passada, dia 24 de abril, a educação para a cidadania enfim deu um grande passo, através do CIEE – Centro de Integração Empresa-Escola e com o apoio da Fundação Roberto Marinho.

Estas duas instituições lançaram o projeto Aprendiz Legal, que tem por objetivo contribuir para a inserção de jovens com idade entre 14 e 24 anos no mundo do trabalho. O programa está sendo implementado por instituições sem fins lucrativos, em paralelo com atividades desenvolvidas nas empresas.

O modelo de implementação do Aprendiz Legal propõe a criação de uma rede social construída com base nos princípios de colaboração, transparência e co-responsabilidade. As ações a serem desenvolvidas são discutidas e realizadas de forma conjunta, com o objetivo de aprimorar, cada vez mais, a qualidade da formação dos aprendizes. A constituição dessa rede parte de um trabalho de prospecção com instituições sociais que implementam a aprendizagem. Além disso, as próprias empresas participantes poderão acessar a avaliação dos aprendizes no ambiente virtual, através do site oficial do projeto, o www.aprendizlegal.org.br.

O Aprendiz Legal é estruturado pelos conceitos Trabalho, Identidades e Linguagens, e articulado com conceitos transversais como protagonismo, ética, diversidade, preconceito, profissionalização, projeto de vida, dentre outros. Sob a ótica da cidadania, este projeto se mostra completo para seus objetivos, na medida em que está adaptado para todos, como pessoas portadoras de deficiência visual. Assim, os materiais elaborados para a implementação do Aprendiz Legal, foram produzidos em diferentes mídias como livros, CD-Rom, jogos, vídeos e ambiente virtual na internet. Também, os impressos receberam transcrição em Braille, os vídeos, tradução em LIBRAS e o Ambiente Virtual foi programado para o nível 1 de acessibilidade.

Dessa forma, o projeto Aprendiz Legal, para além de formar profissionais, busca formar cidadãos, para agirem e influenciarem transformações no mundo em que vivem.

Aqui na Voz do Cidadão, vocês têm um link direto para a página do projeto, que é owww.aprendizlegal.org.br.

Acessem, conheçam e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.