Chico Whitaker ganha Prêmio Nobel Alternativo

Em meio a toda a agitação em torno das eleições, reeleição de políticos envolvidos em escândalos de corrupção, renovação das casas legislativas federais e estaduais, segundo turno para presidente, e governadores em alguns estados – toda a movimentação da mídia – não podemos deixar passar em branco uma conquista importante para o Brasil.

O arquiteto Francisco Whitaker Ferreira, o nosso Chico Whitaker, recebeu na última quinta-feira (28) o prêmio de honra do Right Livelihood Award (numa tradução livre, algo como “Fundação para a Maneira Correta de Viver”), que será entregue em dezembro no Congresso sueco, um dia antes da cerimônia do Prêmio Nobel.

Criado em 1980 pelo suíço Jakob von Uexkull, e conhecido como “Nobel alternativo”, o Right Livelihood Award não é concedido através de categorias tradicionais como medicina, literatura ou paz, mas sim através do reconhecimento da obra completa de um grupo ou pessoa que tenham se destacado em áreas como paz e resolução de conflitos, meio ambiente, direitos humanos e civis, desenvolvimento, visão e alternativas para o futuro, saúde e reabilitação, ciência para a população, infância e educação, cultura e valores espirituais e proteção de minorias. E que já tem 100 laureados em 48 países, como o teólogo brasileiro Leonardo Boff, Joseph Ki-Zerbo, o principal líder socialista de Burkina Faso, a indiana Vandana Shiva, ambientalista, e da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Chico Whitaker recebeu a premiação pelo “trabalho de toda uma vida dedicado à justiça social que ajudou ao fortalecimento da democracia no Brasil, e por ter ajudado a criar o Fórum Social Mundial, mostrando que um outro mundo é possível”.

Além de Whitaker, os premiados do ano de 2006 são o americano Daniel Ellsberg, ex-oficial do Pentágono que vazou informações secretas do governo para combater as mentiras sobre a Guerra do Vietnã, Ruth Manorama, a mais importante liderança da luta pelos direitos dos Dalits (casta dos excluídos) na Índia, e o Festival Internacional de Poesia de Medellín, Colômbia, “por mostrar que a beleza, a criatividade, a livre expressão podem florescer no meio e modificar profundamente o medo e a violência”.

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o site do Right Livelihood, que é o www.rightlivelihood.org, além da lista dos ganhadores e a justificativa para cada um deles.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.