Carnaval sem álcool nas estradas
Divulgados os resultados dos acidentes rodoviários deste carnaval, vemos que o número de acidentes aumentou, a despeito da mais nova lei do momento, a que proíbe comércio de bebidas em estabelecimentos nas estradas. Segundo a Polícia Federal, foram registrados este ano 2.396 acidentes, número 1,57% maior que no ano passado, que teve 2.358 ocorrências. Ou seja, com a Medida Provisória 415 em vigor, o número de acidentes aumentou.
Pois este episódio é apenas mais um de nossa incrível cipoal de leis inúteis, para não dizer burras, mesmo. Afinal, proíbe-se a venda de bebidas alcoólicas à beira das estradas como meio de evitar a escalada de acidentes rodoviários. Proíbe-se os motociclistas de levarem caronas em suas garupas para evitar assaltos. Só falta mesmo a proibição de sofás nas salas para evitar adultério, como no caso da piada do corno.
Ou alguém de sã consciência não vê que proibir a venda de bebidas alcoólicas nas lojas de conveniência só prejudica mesmo o pequeno comerciante, pois se a juventude quiser continuar a beber enquanto dirige vai comprar a cerveja gelada nas grandes redes de supermercados, lanchonetes ou até mesmo em qualquer comércio das cidades. Ou que os assaltantes vão continuar a praticar delitos utilizando duas motos ao invés de uma?
Quando o centro do problema não é enfrentado: a incompetência do Estado em atender às suas funções essenciais de prover os cidadãos pagadores de impostos das garantias de vida, segurança e da liberdade. Ou não se pode mais ter a liberdade de beber sua cervejinha os 3 acompanhantes, em média, dos automóveis? Ou quase 30 passageiros em média nos ônibus intermunicipais e interestaduais?
Será um Festival Brasileiro de Liminares contra esta medida. Por exemplo, só o número de liminares, concedidas pelas representações da Justiça Federal em vários estados desde a quinta-feira antes do carnaval, véspera da data em que a lei passou a vigorar, já chega a 32. Destas, a Advocacia-Geral da União conseguiu derrubar 12. Só que ainda existem outras 10 na Justiça. E por aí vai.
Vocês têm aqui na Voz do Cidadão a íntegra da Medida Provisória 415, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas estradas. Conheçam e participem deste debate!