Caravana Todos Contra a Corrupção chega a Analândia/SP

A cidade de Analândia, no interior do estado de São Paulo, será o quadragésimo quinto município do Brasil a receber uma das mais interessantes iniciativas da cidadania dos últimos anos. Na próxima sexta-feira, dia 30 de abril, Analândia será o palco da mais nova Caravana Todos Contra a Corrupção.

Já falamos aqui neste espaço sobre as caravanas. Elas foram idealizadas pelo Instituto de Fiscalização e Controle, o IFC, de Brasília, em parceria com as entidades Amarribo, de Ribeirão Bonito/SP, e a Auditar, também de Brasília. O objetivo é apoiar e fortalecer o trabalho das organizações não-governamentais locais que atuam no controle social da administração pública municipal, com ênfase na fiscalização da aplicação dos recursos públicos municipais.

Através do projeto Adote Um Município, que executa as caravanas, servidores públicos federais, de preferência ligados à área de controle, prestam ajuda às entidades locais no desempenho de suas ações, dando a elas o suporte necessário para realizar trabalhos de fiscalização.

Segundo o presidente do IFC, o auditor Antônio Augusto de Miranda “trata-se de uma visita de auditores das mais diferentes especialidades aos municípios nos quais existem ongs vinculadas ao projeto”. Durante a visita são realizadas reuniões públicas, encontros com vereadores, prefeito, promotores de justiça e juízes de direito. No encerramento acontece uma grande reunião aberta a toda a comunidade.

Agora em Analândia, a programação inclui reuniões com juízes e promotores no Foro Distrital; com vereadores, na Câmara Municipal; com o prefeito Luiz Antônio Aparecido Garbuio; e, mais tarde, reunião com a comunidade local.

Aos poucos, iniciativas como esta vão mudando a consciência de cidadania dos cidadãos, que passam a perceber que podem – e devem -controlar seus governos e governantes. Pois para conhecer mais sobre o Adote Um Município – ou simplesmente A1M – e as suas Caravanas Todos Contra a Corrupção, clique no www.adoteummunicipio.org.br. Hoje o projeto já congrega uma rede de perto de 100 entidades, que usam o seu espaço para intercâmbio de experiências.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.