Caravana da Cidadania do IFC chega a Minas Gerais semana que vem
Boa noite cidadãos ouvintes do Agito! Boa noite Thiago Matheus! Hoje vamos falar do fundamental trabalho de “formiguinha” que várias organizações da sociedade civil estão fazendo pelo país. Uma delas, o Instituto de Fiscalização e Controle, o IFC, é especialmente conhecido pela iniciativa “Caravana da Cidadania”, que leva aos cidadãos os principais conceitos de monitoramento e fiscalização de gastos públicos.
Nós já falamos aqui sobre essas Caravanas. Nelas, especialistas em gestão e controle são convidados por uma organização social de uma cidade e fazem uma auditoria em setores específicos do poder público. Além disso, cidadãos comuns participam de um treinamento básico em controle social.
E agora a boa notícia vai para os mineiros. A partir da quinta-feira que vem, dia 18 de abril, o IFC vai levar a sua Caravana da Cidadania a três cidades de Minas, Januária, Diamantina e São João Del Rei. Fiquem ligados quem estiver nessa região. Dias 18 e 19, a Caravana estará em Januária, no norte do estado. Dias 22 e 23 será vez de Diamantina. E, nos dias 25 e 26, São João Del-Rei receberá a Caravana.
Desta vez, o foco dos trabalhos será a área da Saúde Pública desses municípios. Quem participar terá contato com vários especialistas em combate à corrupção, como o juiz Márlon Reis, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o MCCE. Também farão parte, a auditora Jovita Rosa, do IFC, Luiz Carlos Silva, da Transparência Hacker, Diego Ramalho, também do IFC, Cil Farnes, da Anauni, a associação dos advogados da União, além de diversos membros do Ministério Público.
Ao final, os participantes vão emitir um relatório destacando pontos positivos e negativos do programa Saúde da Família no município. Esse relatório será apresentado às autoridades locais de cada cidade para que estabeleçam e se comprometam com prazos para que essas melhorias sejam implementadas.
Até hoje, mais de 50 Caravanas já foram realizadas por todo o país. Para quem estiver nessas cidades, vale a pena dar uma passadinha. No www.avozdocidadao.com.br vocês encontram a lista completa de locais, datas e horários, mas já vamos dar uma adiantada. Em Januária, o ponto de encontro é na própria Câmara Municipal. Já em Diamantina, o evento será realizado no auditório da Universidade Federal do Vale do Jequitinhonha, na rua da Glória. E, em São João Del-Rei, tudo vai acontecer no anfiteatro do campus Santo Antonio da Universidade Federal de São João Del-Rei.
Lembrem-se sempre que com cidadania não tem mágica. Participar é a única solução para transformar nossa cultura de impunidade em cultura de verdadeira cidadania.