Campanha por legendas em filmes nacionais acaba de atingir 10.000 adesões

Lançada em maio de 2004, no CINE-PE Festival de Áudio-Visual, na cidade de Recife, a campanha pela adoção de legendas em filmes nacionais foi idealizada pelo cidadão exemplar Marcelo de Carvalho Pedrosa, ele mesmo portador de deficiência auditiva em grau profundo. Nestes três anos, a campanha conseguiu mobilizar cidadãos em todo o país, atingindo agora no final de janeiro a marca de 10.000 adesões ao seu manifesto.

Segundo Marcelo, a idéia surgiu quando foi convidado a conhecer o festival de cinema. Como os filmes nacionais não tinham legendas, ele se sentiu completamente excluído e aí decidiu mobilizar outros cidadãos para esta luta.

O manifesto tomou forma quando Marcelo soube do Projeto de Lei nº 4.176/2004, do então deputado federal por São Paulo, Luiz Antônio Fleury. Pelo Projeto, as distribuidoras de filmes e os organizadores de exibições de peças teatrais ficam obrigados a legendar as obras exibidas ou a oferecer interpretação do texto correspondente. Uma iniciativa que vem ao encontro do objetivo de todos os que estão engajados na Campanha “Legenda para quem não ouve mas se emociona”: garantir o acesso à produção cultural aos deficientes auditivos por meio da legenda. Afinal, não se trata apenas de legendar filmes. Existem uma grande gama de produtos culturais praticamente inacessíveis aos deficientes auditivos, como filmes e programas de televisão, peças de teatro e outros. A iniciativa de algumas emissoras em transmitir um ou outro programa e filme no sistema closed caption não é suficiente.

Do ponto de vista da cidadania, essa iniciativa é importante pois esse é um tema raro no Brasil: a questão do direito ao lazer para todos. Afinal, para quem ouve normalmente, é natural que o filme brasileiro não precise ter legenda em português.

Aqui na Voz do Cidadão você têm um link direto para o site da campanha “Legenda para quem não ouve mas se emociona”, e para participar, assinando o manifesto. O site é o www.legendanacional.com.br e nele vocês também podem baixar a íntegra do texto do Projeto de Lei do deputado Fleury, um folder explicativo e a logomarca de divulgação da campanha.

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.