Brasil melhora em ranking de percepção da corrupção
Acaba de ser divulgado o Índice de Percepção da Corrupção 2012, da organização Transparência Internacional. E, para o Brasil, a notícia até que foi boa: melhoramos 4 posições na tabela, dentre os 174 países pesquisados e agora ocupamos a posição de número 69.
Todos os anos, a Transparência Internacional publica uma ampla pesquisa sobre como as sociedades dos países percebem a corrupção no setor público de cada um. Este ano, as melhores marcas, ou seja, os países que menos são percebidos como corruptos por sua própria população, foram Dinamarca, Finlândia e Nova Zelândia, com 90 pontos cada, em uma escala de 0 a 100. Para se ter uma ideia, nosso Brasil alcançou 43 pontos,
Em último lugar, claro, ficaram países que reconhecidamente possuem graves problemas sociais e de corrupção, como o Afeganistão, a Coreia do Norte e a Somália. Eles conseguiram apenas 8 pontos cada.
A surpresa da pesquisa ficou com nossos vizinhos Chile e Uruguai. Além de terem ficado à frente do Brasil, dividindo a 20ª posição com 72 pontos cada, os dois países ainda ficaram acima da Espanha, de Portugal e da França. Um resultado muito bom para países de um continente regularmente assolado por problemas de corrupção no poder público como a América Latina.
Para Lizete Verillo, da organização Amarribo Brasil, o país está melhorando. De acordo com Lizete, “em 1995, 90% dos países medidos pelo Índice estavam à frente do Brasil; em 2012 esse percentual foi reduzido para 41%”.
Mas ainda temos muito trabalho a fazer. O grandes eventos sobre corrupção realizados no Brasil – como a 15ª Conferência Internacional Contra a Corrupção e a I Consocial – tornaram o tema mais visível para os cidadãos. Com isso, aos poucos, estamos acordando para a importância do combate aos delitos no poder público e, com a ajuda das instituições de Estado de controle e fiscalização como o TCU, a CGU e Ministério Público, nós vamos subir ainda mais no ranking da Transparência Internacional.
Aqui no www.avozdocidadao.com.br colocamos um link direto para a página da Amarribo Brasil que tem todos os detalhes da pesquisa Percepção da Corrupção 2012.
Não podemos mais nos omitir. A corrupção é de longe a maior ameaça que a humanidade enfrenta e a participação de todos é fundamental para virarmos esse jogo!