Brasil melhora em percepção de corrupção
Brasil melhora em percepção de corrupção
Agora na virada do ano, a organização Transparência Internacional divulgou o seu Índice 2011 de Percepção da Corrupção. O Índice é um ranking de 182 países que mede o quanto os cidadãos acreditam que o setor público seja corrupto, numa escala que vai de 0 (mais corrupto) a 10 (menos corrupto).
Este ano o Brasil apresentou uma ligeira melhora, passando de 3,7 para 3,8, e agora ocupa a 73ª posição. Ainda é pouco, pois estamos atrás de países de menos tradição democrática, como Tunísia, Cuba e Namíbia.
Mas temos muito o que esperar de 2012 no quesito combate à corrupção, e isso certamente vai se refletir na percepção dos cidadãos. Por exemplo, segundo dados divulgados esta semana pela Controladoria-Geral da União, 2011 teve um número recorde de expulsão de servidores públicos por corrupção, com 564 casos. Destes, a maioria foi por utilização do cargo para obtenção de benefícios próprios, por improbidade administrativa ou por recebimento de propinas. Desde 2003, já foram expulsos 3.533 servidores federais e ano a ano as investigações tornam-se mais rigorosas.
Também em 2012 teremos dois grandes eventos da cidadania. O primeiro é a realização da I Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social, a Consocial, de 18 a 20 de maio. As etapas municipais estão sendo realizadas neste momento e o período para a realização das conferências convocadas pelas entidades da sociedade civil vai até o final deste mês. Até agora, pouco mais de 2.000 municípios já fizeram as suas convocações.
O segundo grande evento da cidadania vai acontecer de 7 a 10 de novembro. Trata-se da Conferência Internacional Anti-Corrupção, ou simplesmente IACC (do inglês “International Anti-Corruption Conference”), um esforço conjunto da Transparência Internacional, da CGU, da Amarribo e do Instituto Ethos. Este ano, as discussões vão girar em torno de três temas: mobilização pública, apoio a vitimas e testemunhas de corrupção, e criação de uma comunidade global para “quebrar a corrupção”.
Fiquem conectados aqui à Voz do Cidadão para informações atualizadas sobre estes dois grandes eventos do ano. E participem, claro!