Blog criado por universitários mostra gastos públicos das cidades
O tema do acompanhamento dos gastos públicos pela sociedade civil vai ser sempre uma das questões mais discutidas pela cidadania. O raciocínio é simples: quando você, cidadão eleitor, vota num candidato e ele se torna um cidadão eleito, isso não significa que você deu um cheque em branco para que ele faça o que bem entender com o meu, o seu, o nosso dinheiro suado. Assim, quanto maior for o número de ferramentas disponíveis para que a população tenha acesso rápido e de fácil entendimento sobre a destinação dos recursos, melhor.
Pensando nisso, um grupo de alunos do interior de São Paulo se reuniu para criar um instrumento de cidadania para o acompanhamento dos gastos municipais. Há seis anos, alunos do curso de administração pública da UNESP da cidade de Araraquara formaram um grupo de pesquisa de controle de gastos públicos, o “Tom – Transparência Orçamentária Municipal”. Agora, a iniciativa virou um blog na internet que divulga os dados financeiros de nada menos que 26 cidades da região central do estado de São Paulo.
O blog se chama GPCGP, ou seja, Grupo de Pesquisa sobre Controle Social do Gasto Público e divulga como prefeituras estão usando suas verbas. A partir dos dados que as própria prefeituras são obrigadas por lei a divulgar, os pesquisadores fazem suas análises através de 9 categorias pré-definidas, como controle interno e externo, controle parlamentar, controle social, transparência orçamentária, eficiência em compras e contratações e comunicação pública, dentre outras.
Este é um trabalho pioneiro e de grande interesse para a cidadania. Além de fiscalizar sempre os dados que as prefeituras apresentam, o grupo também faz alertas para aquelas que ainda não divulgam seus próprios dados.
Aqui na vozdocidadão.com.br temos um link direto para o blog GPCGP. Conheçam esta iniciativa que é um exemplo para que outras universidades, centros de ensino e entidades de controle social façam o mesmo.
E você aí na sua cidade? Já procurou saber como a prefeitura anda gastando o dinheiro que na verdade é seu?
Até sábado que vem!