Barack Obama toma posse com forte apoio da juventude
Hoje começa um novo capítulo na trajetória dos Estados Unidos da América, com a posse do presidente Barack Obama. E já com a responsabilidade de enfrentar uma grave crise econômica interna e externa, duas frentes de guerra – no Afeganistão e Iraque – e a intermediação de um sério conflito no Oriente Médio, entre israelenses e palestinos.
Mas o que gostaríamos de comentar hoje é o que foi considerado como o fator decisivo para a vitória de Obama: o forte apoio que o então candidato conquistou da juventude americana, na mais bem-sucedida campanha política pela internet que se tem notícia. Num país onde o voto é facultativo e o dia da eleição nem feriado é, a internet foi usada com sucesso para arrecadar fundos, recrutar voluntários, mandar mensagens diárias para milhões de pessoas e divulgar vídeos. Uma verdadeira legião de jovens se formou para levar adiante as mensagens do candidato. O resultado foi que nada menos que 60% do voto jovem – de 18 a 29 anos – foi para o candidato democrata – cerca de 27 milhões de pessoas, cerca de 25% do total de votantes.
Para a cidadania, a novidade não está na cor da pele do candidato, mas na estratégia da campanha, que privilegiou essa nova ferramenta de massa que é a internet, especialmente dirigida ao público jovem. Segundo a pesquisadora Julita Lemgruber, graças à internet “pela primeira vez na História das eleições americanas os democratas tiveram o dobro dos recursos de seus opositores e 95% desses recursos vieram de pequenas contribuições, muitas de cinco ou dez dólares”. Um show de cidadania!
2008 provou que, ao contrário do que muitos pensam, a juventude pode, sim, saber quando o momento histórico exige delas um posicionamento firme e consciente. Como aconteceu aqui mesmo no Brasil com as manifestações pelas “Diretas Já” em 1984 ou com os “caras-pintadas” pelo impeachment do presidente Collor, em 1992.
Aqui na Voz do Cidadão, vocês podem ler a íntegra do artigo da pesquisadora Julita Lemgruber “Os voluntários de Obama”. E podem ainda assistir ao vídeo musical da campanha do então candidato, o “Yes we can” que se tornou um sucesso instantâneo na internet, com mais de 15 milhões de visualizações. E que acabou proporcionando ao seu diretor, Jesse Dylan, filho de Bob Dylan, um prêmio Emmy.
Acesse e passe adiante para a sua lista de contatos.