Aumenta a pressão da sociedade sobre os políticos pela internet
Aos poucos a sociedade vai compreendendo a importância de fiscalizar, cobrar e orientar seus políticos sobre a sua opinião e necessidades.
Uma mostra disso foi a divulgação, pelo Congresso Nacional, de que aumentou este ano o número de mensagens eletrônicas enviadas pelos cidadãos aos deputados federais e senadores, nos 10 meses deste ano.
Na Câmara, de janeiro até 28 de outubro, os 513 deputados receberam mais de 14 milhões de e-mails através do sistema “Fale com o deputado”, um aumento de 17,6% em relação a todo o ano de 2008, quando foram enviadas pouco mais 11 milhões de mensagens.
No Senado, este ano, foram enviadas mais de 580 mil mensagens aos 81 parlamentares pelo “Alô Senado” via internet, contra as 410 mil enviadas por telefone.
Isto é importante, pois mostra que os cidadãos estão dispostos a participar da política no dia a dia. Como está sendo o caso da campanha Ficha Suja, do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o MCCE, que pretende aprovar um projeto de lei para impedir a candidatura de políticos já condenados pela Justiça.
Mais de um milhão e meio de brasileiros participaram da campanha, e agora que o projeto chegou ao Congresso precisamos novamente da participação de todos.
É dever de todo cidadão consciente entrar em contato com o seu político e pressionar pela tramitação e aprovação do projeto. Essa pressão é urgente e necessária pois, dos 33 parlamentares que assinaram o pedido de tramitação do projeto, apenas 10 se dignaram a aparecer para a última reunião de acompanhamento, realizada esta semana. Vale a pena dar uma força a eles e pedir que convençam outros políticos a participar. Deputados Federais: Antonio Carlos Biscaia, Chico Alencar e Hugo Leal (do Rio de Janeiro), Carlos Abicalil (de Mato Grosso), Humberto Souto (de Minas Gerais), Padre Linhares (do Ceará), Rita Camata (do Espírito Santo) e Vieira da Cunha (do Rio Grande do Sul). E apenas dois senadoes: Eduardo Suplicy (de São Paulo) e Pedro Simon (Rio Grade do Sul).
Portanto, mãos à obra, seja através de carta, telefone ou e-mail. Este projeto dos Ficha Limpa é um dos mais importantes para a cidadania. E aqui na Voz do Cidadão vocês têm a relação desses políticos presentes na reunião do MCCE, para poder repassar à sua lista de contatos.