As plataformas da cidadania atuante Colab e MyFunCity

ouvirPrezados ouvintes, as dicas que trouxemos para vocês neste domingo fazem da parte da grande revolução tecnológica que estamos vivendo nos últimos tempos. Hoje, não dá mais para negar que a influência da internet no dia a dia de todos nós é irreversível. E olha que o potencial da web ainda está longe de ser compreendido totalmente.

Pois a dica de hoje vai para duas plataformas virtuais que prometem um avanço enorme na maneira como os cidadãos podem se relacionar com o poder público.

A primeira é o Colab.re. O nome, na verdade, é uma redução da palavra “colabore”, pois a ideia é juntar poder público e sociedade numa mesma plataforma colaborativa. Criado por jovens empreendedores de Recife, em Pernambuco, o Colab é um aplicativo bem legal para smartphones com sistemas Apple ou Android, e até ganhou prêmio internacional de melhor aplicativo urbano de 2013. A prefeitura insere no sistema do Colab todos os e-mails de contato das secretarias e órgãos públicos e assim a plataforma se transforma num eficiente canal de comunicação com a sociedade. Mas, independente disso, qualquer visitante pode cadastrar informações sobre a sua cidade.

A ideia por trás disso é que qualquer um pode identificar irregularidades em sua cidade, como carros estacionados em local proibido, vias acidentadas ou até mesmo focos de dengue. Depois, é só fotografar e enviar pelo smartphone ou via web para que a própria prefeitura seja notificada do problema e tome ações corretivas e preventivas. O Colab já está disponível para todas as cidades do país e quatro prefeituras já anunciaram suporte oficial à plataforma: Curitiba, em Santa Catarina, Foz do Iguaçu, no Paraná, Teresina, no Piauí e Rondonópolis, em Mato Grosso.

E a segunda iniciativa de cidadania atuante envolvendo a internet é a plataforma MyFunCity, algo como “minha cidade legal”, em inglês. A página foi desenvolvida no âmbito da rede Cidades Sustentáveis e pode receber dados para mais de 700 municípios em todo o país. Ela funciona como um grande mapa de avaliação dos serviços públicos de uma cidade. Basta se cadastrar e dar uma nota para diversos temas, como educação, segurança, vias públicas, custo de vida, lazer e até mesmo para o desempenho da câmara de vereadores e do prefeito. Dessa forma, o MyFunCity funciona como ponto de consulta tanto das prefeituras quanto dos outros cidadãos e até da mídia em geral.

Como vocês podem ver por essas duas iniciativas, o potencial de informação e interação que a internet traz para os cidadãos é muito grande e está claro que iniciativas como essas são muito bem-vindas e vieram para ficar.

Os links para o Colab e o MyFunCity já estão à disposição de todos aqui no www.avozdocidadao.com.br. Vale checar se a sua prefeitura participa de uma dessas iniciativas. Se ainda não, que tal cobrar dela a participação? Afinal de contas, um dos nossos maiores deveres de cidadania atuante é tomar conta da nossa própria cidade, não é mesmo?

1 comentário

  1. Rádio Globo | A Voz do Cidadão em 15 de abril de 2015 às 11:11

    […] As plataformas da cidadania atuante Colab e MyFunCity O “Truco” da Agência […]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.