AMB lança versão 2006 da Cartilha da Justiça para crianças

Com toda esta agitação de eleições, vamos lembrar a todos que é preciso formar – e bem – as próximas gerações de cidadãos brasileiros eleitores. Para isso, o conhecimento também de nosso Poder Judiciário é fundamental.

Agora no final de julho, a Associação dos Magistrados Brasileiros, a AMB, lançou a nova versão da Cartilha da Justiça. A cartilha faz parte do projeto Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola.

Criado em 1997, este projeto da AMB nasceu durante o acompanhamento dos trabalhos da Assembléia Nacional Constituinte. Ali, os dirigentes da AMB pouderam constatar o desconhecimento da maior parte da população sobre as atribuições e do funcionamento do Poder Judiciário brasileiro.

Pois agora a cartilha está sendo distribuída gratuitamente às escolas que desejam desenvolver o projeto, que está em sua quarta edição. O texto procura suprir a falta de conhecimento sobre questões de Direito, Cidadania e Justiça e pretende conscientizar professores, alunos e responsáveis  sobre os caminhos para exercer seus direitos e sobre a importância de cumprir seus deveres. Também traz noções sobre a estrutura e o funcionamento do Estado, principalmente do Poder Judiciário e de outros serviços públicos essenciais.

Depois de lançado inicialmente no Paraná, o projeto começou a ser difundido para outros Estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Alagoas, Rondônia, Pernambuco, Piauí, Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Rio Grande do Sul. Ano passado, o projeto da AMB chegou a São Paulo e ao Espírito Santo.

Uma oportunidade excelente também para quem tem filhos em idade escolar. Baixem a cartilha aqui na Voz do Cidadão ou no site da AMB, o www.amb.com.br e apresentem o Poder Judiciário ao futuro eleitor cidadão que você tem em casa.

E aproveitamos para homenagear alguns Cidadãos Eleitores Exemplares de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul

– Dona Zulmira Ferreira (95 anos) – Thushiro Massage (76) – Gilka Martins (81) e o irmão Hélio Martins (75) – Leandro Alves Pereira (98). Gostaríamos de deixar aqui registrados alguns cidadãos exemplares mencionados esta semana pelo jornal Correio do Estado. São idosos acima de 75 anos que fizeram questão neste primeiro turno de participar do processo eleitoral, indo aos locais de votação e deixando nas urnas a sua manifestação. Pela lei, idosos a partir dos 70 anos são isentos do voto obrigatório, mas eles são um exemplo de cidadania, exercendo seu direito e influnciando assim outros cidadãos a votarem. Parabéns!

Acessem e participem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.