AMB lança cartilha sobre Reforma Política

Foi lançada semana passada pela Associação dos Magistrados Brasileiros, a AMB, uma das iniciativas mais interessantes para a luta da cidadania: a reforma política.

Estamos falando da campanha “Reforma Política: conhecendo, você pode ser o juiz desta questão”, cujo ponto principal é uma cartilha de 20 páginas que será distribuída gratuitamente em todo o país, e que já está disponível na íntegra aqui no www.avozdocidadao.com.br.

Em linguagem simples e didática, a cartilha explica o que é a reforma política, porque ela é necessária ao Brasil, quais são as principais propostas que estão na pauta de votação no Congresso e, principalmente, quais são os pontos a favor e contra cada uma delas. Na cartilha, são abordados temas como voto distrital, voto facultativo, voto secreto, fidelidade partidária, voto em lista, financiamento público de campanhas, cláusula de barreira, e outros.

O presidente da entidade, Rodrigo Collaço, disse que a idéia de fazer a campanha surgiu quando a AMB fez a Operação Eleições Limpas, no ano passado. Durante a campanha, percebeu-se que a sociedade desejava uma reforma política, mas, quando os cidadãos eram perguntados sobre pontos específicos, pessoas das mais variadas classes de instrução mostravam não saber como a reforma poderia ser feita.

Sob o ponto de vista da cidadania, a posição da AMB tem todo o apoio da Voz do Cidadão. Com o fim das eleições e o aumento da violência não só nos grandes centros, mas também no interior dos estados, não se falou mais em Reforma Política. Acontece que é no plano político que se move a plena cidadania, cobrando posições das autoridades e políticos, buscando o controle social dos cidadãos pagadores de impostos e eleitores sobre os mandatos, os governos e o destino dos orçamentos públicos.

Aqui na Voz do Cidadão vocês encontram a íntegra da cartilha “Reforma Política: conhecendo, você pode ser o juiz desta questão”. Para conhecer, baixar e repassar para sua lista de contatos. Participe!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.