“Algemas de ouro” neles!

“Algemas de ouro” neles!

Escândalos, malfeitos, desculpas esfarrapadas, reação contra a transparência e a cobrança da sociedade. E isso não só nos altos escalões do Executivo e do Legislativo, mas agora até no Judiciário. Tem gente por aí que diz que não estmaos tendo o ativismo necessário, mas no espaço democrático da internet os cidadãos estão mais conscientes e atuantes do que nunca.

Agora mesmo, em janeiro, um grupo carioca da sociedade civil propõe que a sociedade passe a brincar com os políticos, mostrando que está atenta em como eles tratam os cidadãos e a coisa pública. Uma boa pedida para este período pré-carnavalesco. Que tal?

O movimento 31 de Julho, um dos mais ativos grupos contra a corrupção na cidade, é quem está convidando para a brincadeira. Agora em janeiro, o movimento promoveu nas redes sociais o concurso “Algemas de Ouro”, para que a sociedade apontasse, na sua percepção, quem seria o político mais impune do momento. Como já se pode imaginar, o campeão disparado na percepção das pessoas foi o senador José Sarney, com quase 60% dos votos, de um total de 6.500 participantes. Em segundo, vencedor da “Algema de Prata”, o político envolvido no escândalo do mensalão, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. E, com a “Algema de Bronze”, a deputada estadual Jaqueline Roriz. Outros votados foram os ex-ministros Antonio Palocci, Carlos Lupi, Alfredo Nascimento, Orlando Silva, Wagner Rossi e Pedro Novais. Todos afastados do cargo em meio a suspeitas de corrupção.

E para quem está no Rio de Janeiro hoje, a dica é o baile de entrega dos “prêmios, no Clube Democráticos, e que tem o sugestivo nome de ‘Baile Pega Ladrão” . A trilha sonora var ser destaque à parte: marchinhas e sambas inspirados na corrupção e na impunidade da política brasileira, como “Se gritar pega ladão! ”, de Bezerra da Silva; ‘Lama’, de Mauro Duarte; ‘Homenagem ao malandro’, de Chico Buarque; e ‘Onde está a honestidade?’ , de Noel Rosa, entre outras.

Com a chegada do carnaval, é uma boa idéia resgatar a crítica social e política que grandes sambistas, também cidadãos conscientes, sempre fizeram. E você aí na sua cidade? Que tal organizar uma festa semelhante para saber o que seus conterrâneos estão achando da política no Brasil?

Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link direto para o site do carioca Movimento 31 de Julho. Acesse, participe e se inspire com eles!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.