Ajufe lança “Expedição da Cidadania” no Dia da Mulher
Hoje estamos comemorando um dos dias mais importantes do ano sem a menor sombra de dúvida: o Dia Internacional da Mulher. Para homenageá-las em seu dia, nós aqui da Voz do Cidadão vamos comentar duas iniciativas exemplares da cidadania feminina.
A primeira vem do município de Várzea Grande, no Mato Grosso. Através dos esforços da administradora Esther Scheffer, atual secretária de Planejamento do município, o prefeito da cidade acaba de dar um exemplo de como um cargo público deve ser exercido com transparência e compromisso com os cidadãos moradores, eleitores e pagadores de imposto. Após o levantamento das necessidades e problemas dos 149 bairros do município, o prefeito Murilo Domingos deu início à implantação efetiva do orçamento participativo. Como apontou Esther, “para saber das necessidades dos moradores, é preciso ouvi-los”. Afinal, com o orçamento participativo os próprios cidadãos participam da definição das prioridades e como o dinheiro público será usado.
A outra iniciativa exemplar da cidadania feminina vem da Associação dos Juízes Federais, a Ajufe. Através da idéia original da juíza Raquel Corniglion, Diretora Cultural da entidade, hoje – Dia da Mulher – foi lançado o excelente projeto “Expedição da Cidadania”, para levar Juizados Itinerantes em regiões de populações tradicionais do interior do Brasil, como ribeirinhos, pantaneiros e caboclos. Além de várias atividades destinadas a conscientizar as pessoas sobre a cidadania, como palestras sobre educação previdenciária e fiscal, saúde e qualidade de vida, educação ambiental, higiene bucal e direitos civis. O ponto de partida será na cidade de Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul.
Na “Expedição da Cidadania”, a Ajufe estará liderando um grande “comboio” de entidades, incluindo-se aí até o poder Executivo, como a Secretaria de Segurança Pública Estadual, a Receita Federal, o INSS, o Incra, a Marinha do Brasil, o Sesi e a Associação dos Notários e Registradores do Brasil – Anoreg, dentre muitas outras.
Pois estão de parabéns a secretária de planejamento Esther Scheffer e a juíza Raquel Corniglion, da Ajufe, por suas iniciativas. Este Dia da Mulher foi um pouquinho mais especial graças à importância que a mulher brasileira vem ganhando, ocupando um espaço cada dia maior na gestão da administração pública.
Aqui na Voz do Cidadão vocês têm um link para a página do movimento Como Sair Dessa, que mostra em detalhes como funciona a gestão pública por orçamento participativo. Conheçam e procurem fazer o mesmo em seus municípios!