ABRACCI divulga pontos principais pela reforma política
Boa noite Rubens e ouvintes aqui do Agito! Com a pauta da reforma política dominando todos os noticiários, é bom que os cidadãos mais conscientes e atuantes se manifestem sobre os temas mais importantes para a cidadania.
Semana passada, falamos um pouco sobre o manifesto divulgado pela Plataforma dos movimentos Sociais pela Reforma Política, que fazia um apelo para que todas as discussões relativas à reforma política sejam feitas com maior participação da sociedade.
Pois esta semana, outra grande rede de organizações da cidadania, a ABRACCI – Articulação Brasileira Contra a Corrupção e a Impunidade, divulgou também um manifesto. Vale lembrar que a ABRACCI é uma articulação de mais de 52 entidades dedicadas ao monitoramento de mandatos, governos e orçamento públicos, com ação em praticamente todos os estados do país.
Em seu manifesto, a ABRACCI faz um alerta: que “se por um lado as manifestações declararam guerra à corrupção e exigem a reforma política, por outro ainda não focaram nas medidas concretas que acreditamos necessárias.”
Por isso, a ABRACCI acredita que devem ser priorizados alguns temas fundamentais, sem os quais uma eventual reforma política não terá o efeito moralizador que a sociedade espera. A primeira orientação da ABRACCI é bem clara: “Não toquem na Ficha Limpa!”. Esta é uma conquista da sociedade importante demais para deixarmos que políticos oportunistas tentem criar leis e normas que coloquem em xeque a eficácia da lei.
Em seguida, temos a aprovação imediata no Senado da lei anti-corrupção, que responsabiliza as empresas por atos de suborno ou corrupção.
A ABRACCI também defende a criação de conselhos de Transparência e Combate à Corrupção em todos os níveis do poder público e, no caso de um plebiscito, que este inclua as questões do fim da reeleição para cargos executivos, e um limite de reeleição para parlamentares. Uma espécie de “Máximo Dois Mandatos” que já comentamos aqui.
Vale a pena conhecer a íntegra desse manifesto da ABRACCI aqui no www.avozdocidadao.com.br. Acesse o nosso portal e acompanhe estas e outras discussões bem atuais da cidadania. Participe!