Abap assina campanha contra a corrupção no Brasil
Foi lançada nesta última terça-feira, dia 16, pela ABAP-Associação Brasileira das Agências de Publicidade, a oportuna campanha “Ou o Brasil acaba com a corrupção ou a corrupção acaba com o Brasil”. A campanha apresenta dados da corrupção no Brasil como se fossem os resultados de uma grande empresa, a Corrupção S.A.
De maneira irônica a campanha diz que a companhia fictícia – “uma das maiores do mundo” segundo os anúncios – movimentaria cerca de R$ 380 bilhões por ano em negociações ilícitas, recursos que poderiam ser usados para construir 2.112 hospitais ou 80.160 casas populares. Ou pagar quase três milhões de salários mínimos.
As peças publicitárias exibem o que seriam os “fantásticos” resultados dos negócios realizados pela Corrupção S.A.: imagens de leitos de hospitais lotados, favelas e desabrigados. Outras convidam os expectadores a visitarem o site da “empresa”, o www.empresalimpa.org.br, onde um corruptômetro, uma espécie de calculadora, mostra, segundo a segundo, o que poderia ser feito com esses recursos se o cenário no Brasil fosse diferente.
Para quem não conhece a ABAP reúne as 240 maiores empresas dedicadas à propaganda no Brasil, e desenvolveu esta campanha como parte da divulgação do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção, uma iniciativa do Instituto Ethos, Patri Relações Governamentais & Políticas Públicas, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), Escritório das Nações Unidas Contra a Droga e o Crime (UNODC) e Comitê Brasileiro do Pacto Global.
Lançado em junho de 2006, o Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção conta atualmente com o compromisso de 204 empresas signatárias e com a participação de 71 entidades em seu Conselho de Mobilização. Ele estabelece um conjunto de diretrizes e procedimentos que deverão ser adotados pela iniciativa privada no relacionamento com os poderes públicos. Mais que Responsabilidade Social Empresarial, o Pacto vem buscar desenvolver o que já chamamos aqui de RPE – Responsabilidade Política Empresarial.
Pois sob o ponto de vista da cidadania, é importante que entidades como a ABAP lidere outras entidades a valorizar o uso da mídia como poderoso instrumento de reprodução de valores, para desenvolver na opinão pública uma consciência de plena cidadania e destravar os bloqueios mentais dos gestores públicos e privados. Pois é sobretudo através da mídia que será possível educar o cidadão para o convívio social, o respeito ao direito das minorias, do meio ambiente, do patrimônio cultural e do resgate da dignidade do exercício da função pública.
E é justamente por isso que desenvolvemos aqui no site vários projetos, campanhas, ferramentas e serviços de comunicação e pedagogia corporativa. Para quem quiser conhecer mais sobre a campanha, temos à disposição no nosso site algumas das peças publicitárias, além de um link direto para o site, o www.empresalimpa.org.br.
Acessem e participem!