A volta da censura

O episódio da censura imposta pela Justiça ao jornal Estado de São Paulo acabou chamando a atenção para um processo velado de cerceamento da liberdade de expressão, em especial da mídia. Pela determinação do desembargador Dácio Vieira, o jornal não poderá publicar notícias sobre a Operação Boi Barrica, da Polícia Federal, que atingem o filho do Senador José Sarney, sob o argumento de que as informações estão sob segredo de justiça. O próprio senador Sarney é autor de diversas ações judiciais contra jornalistas que publicaram críticas e denúncias contra ele. Recentemente, conseguiu tirar do ar blogs políticos no Amapá e moveu pelo menos cinco ações contra jornalistas em Brasília e no Maranhão.

A Associação Nacional de Jornais, a ANJ, acaba de divulgar um levantamento sobre o risco à liberdade de imprensa nos últimos meses. Para a entidade, nada menos que 31 casos correspondem a violação do direito à informação, cláusula pétrea de nossa Constituição Federal. No caso do filho do senador Sarney, o que se configura é a chamada “censura prévia”, antes da informação ser divulgada, o que é inadmissível.

Estes e outros são episódios preocupantes, principalmente quando temos claros abusos contra meios de comunicação na América Latina e no mundo, como o fechamento de 34 estações de rádios pelo presidente da Venezuela, Hugo Chavez, o mesmo caminho demagógico que ameaça ser seguido pelo presidente do Equador Rafael Correa. Ou mesmo a iniciativa do governo do Afeganistão, que proibiu cobertura da imprensa às eleições desta semana. A justificativa foi a de que a informação sobre a violência dos ataques radicais da seita Talibã poderia desestimular os cidadãos a irem votar.

Pois o caminho da censura aos meios de comunicação, da confusão dos políticos entre o público e o privado, e dos interesses políticos suspeitos, precisa e deve ter a devida reação dos cidadãos.

Conheça aqui na Voz do Cidadão a lista completa dos casos denunciados pela ANJ e reflita sobre o risco que uma eventual volta da censura pode causar ao desenvolvimento de uma cultura de cidadania em nosso país.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.