A Semana da Liberdade de Impostos
A Semana da Liberdade de Impostos
Como todo mundo está cansado de saber, a carga tributária brasileira hoje é muito alta, principalmente se comparada com os serviços que o Estado deveria prover mas não o faz.
Mas muita gente por aí não tem essa consciência pois o tema da pouca transparência do nossos sistema tributário tem sido pouco debatido na mídia. Afinal de contas, mesmo com a recente lei que obriga a discriminação dos impostos nas notas fiscais, muitos de nós ainda não temos consciência do quanto de impostos pagamos por cada produto ou serviço que consumimos. Só para se ter uma ideia, em 2012 cada cidadão desembolsou em média 36% do seu rendimento bruto somente para pagar impostos sobre consumo, patrimônio e outros. Este ano, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo chegou esta semana à astronômica quantia de seiscentos e cinquenta bilhões de reais arrecadados em impostos pelo poder público. Nada menos que 20 dias mais cedo do que no ano passado. A mordida está mais forte, pelo jeito.
Só aí já dá para entender o quanto o problema é sério. E é por isso que diversas organizações da sociedade civil organizam todo ano a Semana da Liberdade de Impostos.
De ontem, dia 22 até sábado, dia 25 de maio, várias capitais e cidades do país vão receber eventos de conscientização. Por exemplo, hoje mesmo, no Rio de Janeiro, o Instituto Millenium promoveu um evento de venda limitada de gasolina a preço sem qualquer imposto. Para vocês terem uma ideia, o litro da gasolina, que hoje está por volta de 3 reais, sem impostos custaria apenas 1 real e 41 centavos. Ou seja, os impostos aumentam mais de 50% o custo da sua gasolina, e você nem fica sabendo.
Até amanhã, sexta-feira, eventos similares serão realizados em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Campo Grande, Recife, Caruaru, Barra Mansa, e mais de uma dezena de outras cidades pelo país. Não custa lembrar que esses eventos serão apenas para conscientizar os cidadãos, por isso as vendas são limitadas e duram pouco tempo, para não criar tumultos.
Aproveitamos para sugerir aqui que os cidadãos mais conscientes conheçam a campanha “Quanto custa o Brasil para você?”, mantida pelo Sinprofaz, o sindicato dos procuradores da Fazenda. Em poucos passos, uma pessoa pode saber exatamente quanto de imposto está sendo retirado de seus vencimentos pelos governos.
Aqui no Portal da Voz do Cidadão, vocês têm a lista completa e os horários dos eventos da Semana Nacional da Liberdade de Impostos. Participem!