A Carta do Povo Brasileiro, do Movimento Brasil Eficiente
Boa noite ouvintes! Esta semana, o Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo acaba de atingir a incrível marca de um trilhão de impostos arrecadados pelo poder público em todo o Brasil. E a velocidade com que todo esse dinheiro é transferido do setor privado para o público está cada vez maior. Ano passado, esta marca só foi atingida no final de agosto, já quase virando para setembro.
Nesta semana também tivemos outra notícia que mostra bem o quanto a carga tributária no Brasil é pesada e injusta. Uma pesquisa do Instituto de Planejamento Tributário, o IBPT, mostra a face cruel desse processo: os cidadãos com renda até três salários mínimos mensais ‑ 79% da população ‑ contribuem com o maior volume dos impostos arrecadados no Brasil, nada menos que 53% do total.
Pois essa situação motivou a divulgação da Carta do Povo Brasileiro, uma iniciativa do Movimento Brasil Eficiente. O movimento luta por uma simplificação tributária para que o sistema atual deixe de ser regressivo ‑ ou seja, quem ganha menos paga mais ‑ e passe a ser progressivo ‑ quem ganha menos, paga menos. Além disso, o movimento pretende reduzir o tamanho da carga tributária em cima da sociedade para 30%.
Em sua Carta, o movimento denuncia a crescente tentação do Estado em tutelar a vida dos cidadãos, ao mesmo tempo em que se mostra ineficiente e caro em várias áreas. E termina com um alerta, que na verdade é um chamamento à razão: “Queremos de volta a ordem no governo, para termos de volta o progresso, que perdemos”.
Num seminário recente, o economista Paulo Rabello de Castro, um dos coordenadores do movimento, conclui: “o velho monólogo de marqueteiro político soprando crenças no ouvido da sociedade não funciona mais”.
Quem quiser conhecer melhor as propostas do Movimento Brasil Eficiente, pode acessar aqui na Voz do Cidadão o link para o www.assinabrasil.org. O abaixo-assinado em apoio às ideias do movimento já bateu 250 mil assinaturas. E vocês aí em casa? Vamos participar também?
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] A Carta do Povo Brasileiro, do Movimento Brasil Eficiente Juiz eleitoral Márlon Reis lança cartilha “De olho nas […]