A “Carta das Responsabilidades Universais”

A “Carta das Responsabilidades Universais”

Aqui na Voz do Cidadão, sempre quando falamos de cidadania, fazemos questão de dizer que não estamos falando apenas de direitos, mas também da consciência de deveres para com a sociedade. E, principalmente, da responsabilidade política na fiscalização de governos, mandatos e orçamentos públicos. Essa percepção é fundamental para que se compreenda o conceito da plena cidadania não apenas em nosso país mas em âmbito global.

E é justamente para conscientizar cidadãos, empresas e entes públicos para a questão da responsabilidade que o Instituto Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia, de São Paulo, está divulgando uma nova iniciativa do Fórum Internacional Ética & Responsabilidade.

O Fórum é uma entidade composta por 17 redes internacionais de discussão sobre cidadania e a responsabilidade dos cidadãos na discussão de soluções para as crises globais de hoje. E acaba de lançar um verdadeiro chamado aos governos de todos os países, onde afirma a importância do valor da consciência de responsabilidade de cada um de nós perante a sociedade global. Essa responsabilidade seria expressa numa série de valores que formariam uma Carta das Responsabilidades Universais, uma espécie de complemento da cidadania à Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pelas Nações Unidas em 1948.

O Fórum propõe uma Carta com 8 princípios onde as Nações Unidas recomendariam aos seus estados-membros a adoção de medidas para conscientização sobre a responsabilidade que temos para com a sociedade em que vivemos. Vale conhecer o princípio de número 5: “A responsabilidade das instituições, tanto públicas como privadas, quaisquer que sejam as regras pelas quais elas são regidas, não exonerará de responsabilidade seus dirigentes e assim reciprocamente”.

O momento não poderia ser mais oportuno. A idéia do Fórum é apresentar a Carta aos representantes dos Estados Membros das Nações Unidas no encontro Rio +20, que será realizado em junho deste ano. Seria uma boa contribuição ao documento final da Conferência.

Aqui na Voz do Cidadão vocês já podem conhecer a íntegra da proposta da Carta das Responsabilidades Universais. Conheçam e participem dos debates preparatórios da Rio +20, no endereço eletrônico rio20.net.

Até a semana que vem!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.

O Jetpack Protect bloqueou a página de login do seu site.

O Jetpack Protect bloqueou a página de login do seu site.

Seu endereço IP 44.192.254.246 está na lista de bloqueios por potenciais violações de segurança. Você pode desbloquear seu login enviando a você mesmo um link de recuperação. Saiba mais