2010, o ano do Ficha Limpa

2010, o ano do Ficha Limpa

2010 representou um marco na história da cidadania no Brasil, o que nos faz ter esperança redobrada para 2011. Sem dúvida o maior acontecimento deste ano foi a aprovação da Lei Ficha Limpa, num processo que foi um marco na luta por uma cultura de plena cidadania no país e que pudemos acompanhar passo a passo aqui na CBN.

Vale a pena relembrar rapidamente. As 50 entidades da sociedade civil que compõem o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, o MCCE, conseguiram em menos de dois anos a adesão de mais de cinco milhões de assinaturas. Com tamanho apoio, o projeto chegou ao Congresso e rapidamente virou Lei.

Não foi à toa que a Ficha Limpa acabou recebendo o prêmio “Iniciativa Legislativa do Ano”, do site Congresso em Foco. Um prêmio que na verdade é de toda a sociedade e que veio refletir um fenômeno bastante significativo: o crescimento e a consolidação de grandes redes de entidades de controle social em todo o país.

Só para citar algumas das mais influentes, a rede Amarribo, originária de Ribeirão Bonito, interior de São Paulo, já conta com 195 entidades atuando dentro da mesma metodologia de combate à corrupção nos municípios. Já a rede Focco – Fórum de Combate à Corrupção congrega mais de 80 entidades em todos os estados do nordeste. E a rede Nossa São Paulo já conseguiu o espantoso número de 694 entidades e empresas preocupadas com a questão da cidadania, da fiscalização dos gastos públicos e da ética na política nas grandes cidades brasileiras. Números que nos fazem chegar mais perto dos países em que a cultura de cidadania está bem mais evoluída.

Por tudo isso, a esperança em 2011 é grande. Teremos todos um excelente Ano Novo, pleno de cidadania!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.