2010: atenção máxima da cidadania

Se em 2009 tivemos grandes avanços na cidadania, principalmente na estruturação de redes sociais de entidades e líderes empresariais, ainda temos muito a fazer agora em 2010.

A principal articulação será capitaneada por uma entidade voltada ao controle social, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral – MCCE. Como sabemos, o MCCE conseguiu mobilizar mais de um milhão e meio de cidadãos que desejam uma representação política realmente digna desse nome, em que os interesses públicos estejam à frente de quaisquer interesses individuais e privados. O projeto de lei de iniciativa popular do MCCE está parado na Câmara e esta é uma das tarefas mais importantes de cidadania para este ano: fazer tramitar e conseguir a aprovação do projeto que quer impedir a candidatura de políticos com problemas na Justiça.

Mas outras lutas também exigirão a nossa atenção e mobilização. A reforma política ainda está por ser feita. Em 2009 tivemos uma tímida reforma eleitoral, que não chegou nem perto de questões vitais para a democracia. Ainda precisamos decidir pelo voto livre, a cláusula de barreira para partidos, o sistema de financiamento de campanhas políticas, a limitação de cargos comissionados em todos os poderes, o “recall” político daqueles que não desempenharam adequadamente as suas funções, e até mesmo o fim dos suplentes de senadores, que tomam posse sem nem um voto sequer dos cidadãos eleitores.

Além disso, precisamos garantir o fortalecimento de agências reguladoras, para que desempenhem suas funções de forma independente e livre de pressões de políticos. A liberdade de imprensa e de informação deve seguir garantida, como fundamento dos demais princípios constitucionais de liberdade de expressão, de associação, de crença e de locomoção. Na Educação, continuamos precisando de melhor capacitação docente no ensino Fundamental e Médio.

Todas essas são tarefas que podem e devem ser priorizadas, com o apoio das entidades de controle social, do poder mobilizador da mídia e de mais ações de Responsabilidade Política Empresarial.

Por tudo isso, vamos fazer deste ano eleitoral, um ano histórico. Que este 2010 seja pleno de cidadania, são os votos da Voz do Cidadão a todos!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.