2009: a cultura de cidadania no Brasil avança

Neste nosso penúltimo comentário do ano, gostaríamos de lembrar alguns dos grandes avanços que o Brasil experimentou na direção de uma plena cultura de cidadania.

Na área da Justiça, a determinação de metas pelo Conselho Nacional de Justiça foi exemplar. A chamada Meta 2, que determina a solução de processos abertos até 2005, teve avanço significativo para desafogar os tribunais.

No campo econômico, tivemos um Banco Central mais independente, que soube mitigar os efeitos nocivos de uma crise que já havia contaminado as maiores potências mundiais.

No âmbito das instituições de Estado, principalmente as de controle, tivemos uma grande movimentação da Controladoria-geral da União no sentido de ampliar as ações de prevenção da corrupção. Também assistimos a uma maior autonomia das carreiras de Estado, especialmente a estruturação de carreira da Advocacia Pública, além da formação de uma grande articulação contra a corrupção e impunidade, protagonizada pelo Ministério da Fazenda, com o apoio do seu COAFI-Coordenação-Geral de Assuntos Financeiros, da Receita Federal, da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.

Pelo lado da sociedade civil, comemoramos uma outra grande articulação, tornada realidade por diversas ongs de controle social, em parceria com o empresariado e a mídia. Além das pioneiras Amarribo e MCCE, passamos a contar com as redes Como Vamos, Voto Consciente, as Transparências, os Observatórios Sociais, a rede Empresa Limpa e a mais nova, a Abracci, que conta com um banco de dados com mais de 420 entidades cadastradas.

Pois se 2009 experimentou um fortalecimento do mercado interno e melhoria dos indicadores sociais gerais, temos a convicção de que em 2010, graças ao trabalho dessas redes, teremos um salto de qualidade em nossa cultura de cidadania, o maior antídoto contra a demagogia, a corrupção e a impunidade que assola o país.

Participe e mobilize outros a fazerem o mesmo!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.