2 de maio – Dia Nacional da Ética
Mais uma vez o projeto Ficha Limpa teve sua tramitação adiada. Um dos maiores avanços na história da legislação eleitoral brasileira sofreu ontem um pedido de vista coletivo na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.
Nada menos que cinco partidos políticos se organizaram para atrasar mais uma vez a aprovação do projeto que vai impedir a candidatura de políticos condenados pela Justiça.
Deram as costas para a transparência na política. Deram as costas para a ética. E agora temos uma questão para a sociedade: como é que menos de 1/3 de políticos ficha-suja (segundo levantamentos da Transparência Brasil) consegue calar e fazer valer a sua vontade sobre os outros 2/3? A resposta fica bem clara: por causa da omissão e da rendição a esquemas partidários espúrios e que vão contra o interesse público.
Pois agora, o presidente da Câmara, deputado Michel Temer, garante que nova tentativa de votação será realizada na próxima terça-feira, dia 4 de maio, com possibilidade de o projeto ir a plenário na quarta.
Mas a sociedade civil organizada vai dar uma grande demonstração de que está atenta e que exige a aprovação do projeto sem grandes alterações que o tornam inócuo. Como, por exemplo, a proposta do não impedimento de candidaturas de fichas sujas que ainda tenham recurso em última instância.
Domingo agora, dia 2 de maio, será comemorado por todo o país o Dia Nacional da Ética. As organizações Amarribo e Abracci, de São Paulo, estão encabeçando mais este esforço de mostrar aos nossos políticos que o caminho em direção à ética e à transparência em nossos costumes políticos é um caminho para o qual não há mais volta. Afinal, quase 2 milhões de cidadãos eleitores e pagadores de impostos já afirmaram a firme convicção de que quem já foi condenado pela Justiça não pode lidar com o poder e o dinheiro públicos.
A idéia surgiu nas redes de relacionamento que essas entidades participam, e o domingo foi escolhido justamente por ser o fim-de-semana imediatamente anterior à votação do projeto Ficha Limpa na CCJ.
Até o momento, já foram confirmadas manifestações em cinco estados, e a Abracci está convocando todos os cidadãos para incentivar manifestações em sua cidade. É muito simples. Marque um local de encontro em seu município como praças, parque e avenidas e passe a notícia a todos os conhecidos. Entre em contato com a imprensa local, ou mande um e-mail aqui para a Voz do Cidadão, para a Amarribo ou a Abracci para podermos divulgar o evento na internet e nas redes de cada uma das entidades que lutam contra a corrupção no Brasil. E que já congregam mais de mil associações locais espalhadas por todos os estados. Não se esqueça de depois enviar fotos da sua mobilização.
Não podemos deixar que esqueçam do que a política é realmente feita: espírito de interesse pelo bem coletivo, transparência e ética.