15 de novembro – III Marcha contra a Corrupção em todo o país
15 de novembro – III Marcha contra a Corrupção em todo o país
Parece que realmente vieram para ficar as mobilizações dos cidadãos contra a nossa cultura de ilegalidade e contra o baixo nível da nossa representação política.
Depois das manifestações contra a corrupção iniciadas no último dia 7 de setembro e continuadas dia 12 de outubro, estamos assistindo neste exato momento à terceira marcha contra a Corrupção em pelo menos 30 cidades espalhadas pelo país.
Novamente, o ponto de encontro foram as redes sociais, que a cada dia se revelam um forte instrumento de organização e de manifestação políticas. E quem dá as dicas são os comitês regionais do Movimento de Combate à Corrupção, o MCCE, criador da Lei Ficha Limpa.
A maioria dos eventos está começando agora, a partir das 15 horas, portanto os nossos ouvintes ainda podem participar. Por exemplo, em São Paulo, a Marcha contra a Corrupção acontece na Avenida Paulista, indo em direção ao MASP.
Já no Rio de Janeiro, temos três eventos. Na orla de Copacabana, o movimento 13 de Julho está no Posto 4, na Cinelândia está o grupo “Todos Juntos Contra a Corrupção” e, na Favela Mandela, em Manguinhos, está o Rio de Paz e suas famosas vassouras pintadas de verde e amarelo.
Em Brasília, a manifestação acontece na Esplanada dos Ministérios, a exemplo das marchas anteriores. Em Curitiba, na praça Santos Andrade. Em Belo Horizonte, na Praça da Liberdade. Em Vitória, na avenida Dante Micheline. Em São Luiz, no Maranhão, a manifestação é no Anel Viário. E por aí vai.
Faça uma rápida busca na internet e descubra se está acontecendo agora uma marcha contra a corrupção na sua cidade. Se estiver, participe. Se não, que tal chamar seus amigos e organizar a sua própria marcha? Mas lembrem-se estas manifestações são apartidárias e suprassindicais servem para mostrar aos políticos a insatisfação da sociedade com o nível de sua representação.
E também para lembrar que os verdadeiros donos dos mandatos somos todos nós, cidadãos eleitores e pagadores de impostos. Boas marchas a todos!