TCU divulga mais de 6.500 nomes de gestores com contas julgadas irregulares
Boa noite ouvintes do Panorama! Agora em julho a atenção da sociedade vai começar a se voltar para um evento dos mais importantes que teremos este ano, as eleições de outubro.
Aí será quando os cidadãos eleitores mais conscientes e atuantes devem começar a prestar a atenção no cenário político regional e nacional, já com vistas a escolher os candidatos e partidos políticos que oferecem as melhores propostas de políticas públicas. Seja para seu município, seu estado ou o Brasil.
E uma notícia das mais importantes foi divulgada esta semana pelo Tribunal de Contas da União, o TCU. O Tribunal acaba de entregar à justiça eleitoral a lista de gestores públicos que tiveram suas contas julgadas irregulares e que não podem mais impetrar qualquer recurso. São mais de 6.500 nomes que, caso decidam se candidatar para outubro, podem ter seu registro negado pelo Tribunal Superior Eleitoral.
A lista divulgada esta semana se refere apenas aos casos julgados pelo TCU. Além dela, cada tribunal de contas estadual entrega ao Tribunais Regionais Eleitorais a sua própria lista de gestores. Por exemplo, o Tribunal de Contas do Paraná entregou duas semanas atrás a sua lista, e ela contém nada menos que 1.200 nomes que podem ter seu registro negado pelo TSE. O estado de Pernambuco apresentou mais de 1.600 nomes. E o Rio de Janeiro, pouco mais de mil gestores públicos “enrolados” com o tribunal de contas do estado.
Nunca é demais lembrar a todos que, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, um dos quesitos que podem impedir alguém de ter a sua candidatura aprovada pela justiça eleitoral é justamente o julgamento de contas irregulares. Caso seja “pego” pela lei, o gestor pode ficar impedido de se candidatar a cargos públicos por oito anos.
Aliás, segundo o próprio Tribunal Superior Eleitoral, o julgamento das contas como irregulares pelos órgãos competentes é o dispositivo da Lei da Ficha Limpa que ocasiona o maior número de registros de candidatura negados. Só por aí já dá para ver o quanto essa lei está sendo importante para o aperfeiçoamento da nossa representação política.
Mas é bom ficar de olho, pois os tribunais de contas têm somente até o próximo sábado, 5 de julho, para entregar seus rlatórios à justiça eleitoral. Vamos procurar conhecer de perto os nomes que estão nessas listas. Aqui no www.avozdocidadao.com.br você encontram um link direto para a lista do TCU. Mas, para candidatos aí da sua cidade ou do seu estado, não deixem de conferir a lista que o tribunal de contas estadual ou municipal colocou à disposição em seus sites.
Fica aí a dica para a gente começar a colocar em prática assim que a Copa acabar!
1 comentário
Deixe um Comentário
Você precisa fazer login para publicar um comentário.
[…] TCU divulga mais de 6.500 nomes de gestores com contas julgadas irregulares Eleições diretas nos Tribunais de Justiça: a luta se espalha pelo […]