PM de São Paulo lança manual de auto-proteção do cidadão
A violência é uma das maiores preocupações dos cidadãos, principalmente daqueles que vivem nas grandes capitais e cidades do país. Preocupada com a segurança da sociedade, a Polícia Militar do Estado de São Paulo está lançando, no site da corporação (www.polmil.sp.gov.br), o Manual de Auto Proteção do Cidadão, onde detalha as condutas e medidas que as pessoas devem adotar para elevar seu nível de proteção nas ruas, no trânsito, no meio rural, no trabalho e em várias circunstâncias do dia-a-dia.
Apesar de ter sido produzido para as condições específicas da cidade de São Paulo, o manual é bastante completo e cobre mais de uma dezena de situações que também acontecem na maioria das outras cidades no país. O aumento constante da violência motivou o desenvolvimento do manual. Somente em São Paulo, cinco mil armas são apreendidas por mês e cerca de 7 mil pessoas são presas em flagrante mensalmente. Em 85% dos casos, os infratores voltam para as ruas devido à superlotação nas carceragens.
Embora a Polícia Militar garanta realizar diversas ações para reduzir o índice de violência e levar maior segurança às pessoas, a corporação acredita que os cidadãos também podem tomar algumas medidas preventivas. Estas são algumas recomendações que estão no manual de segurança do cidadão:
Ao transitar a pé pelas ruas • Evite cortar caminhos por becos, vielas, ruas desconhecidas – terrenos, construções • Não pare para atender pedidos que lhe despertem desconfiança •Mantenha carteiras, bolsas e celulares à frente de seu corpo • Não peça orientações a estranhos. Procure bases da Polícia Militar ou estabelecimentos comerciais • Mantenha-se atento. Os assaltantes valem-se, principalmente, do fator surpresa e desatenção para atacarem as vítimas • Evite locais com aglomerações de pessoas, que facilitam a ação de ”batedores de carteira” • Evite andar sozinho, principalmente à noite, e passar por locais desertos e pouco iluminados.
Como agir nos casos de acidentes de trânsito • Registre a ocorrência no mais curto espaço de tempo possível, preferencialmente com todas as partes envolvidas presentes. Anote nome, RG e CHH do motorista e marca, modelo, cor e número da placa do veículo e registre a ocorrência mesmo que apenas uma das partes esteja presente • Quando não houver vítimas, retire os veículos da via imediatamente ou sinalize o local. Caso não haja possibilidade de locomover os veículos, entre em contato com o número de telefone 190 • Evite discussões.
O manual dá orientações também para casos de afogamentos, acidentes de trabalho, acidentes no meio rural e outras situações. Aqui na Voz do Cidadão vocês podem baixar a íntegra do Manual de Auto Proteção do Cidadão, desenvolvido pela Polícia Militar de São Paulo.
Participar é um ato de cidadania!