Lixo e cidadania

ouvirDiante da verdadeira situação de calamidade pública que a cidade do Rio de Janeiro ainda sofre com as fortes chuvas desta semana, observamos vários analistas indo a público falar sobre um tema mais do que recorrente nas grandes cidades do país: a quantidade de lixo nas ruas, sobretudo de resíduos sólidos, que afeta a saúde pública e entope bueiros e canais de escoamento de chuva.

Muitos preferem culpar logo de início o cidadão comum, que erradamente joga lixo na rua sem sequer olhar para os lados e procurar uma lixeira. Análise acertada, pois um dos mandamentos básicos da civilidade é não sujar lugares públicos. Afinal, se não fazemos isso em casa, porque fazer em via pública?

Mas é preciso não confundir civilidade com cidadania, como muitos estão fazendo. Se civilidade se refere às regras do convívio social diário, a cidadania vai muito mais além pois está preocupada com o que nossos governantes, políticos e gestores públicos estão fazendo com o meu, o seu, o nosso dinheiro, enquanto as ações fundamentais para a nossa segurança, saúde e educação não estão sendo tomadas.

Por exemplo, devemos cobrar sempre ações públicas de prevenção e monitoramento de encostas. Devemos fiscalizar o repasse de verbas federais para os municípios e como elas estão sendo utilizadas. Devemos nos certificar de que os agentes públicos estão sendo devidamente treinados, não apenas para executarem as suas funções, mas principalmente para serem agentes multiplicadores de cidadania.

Mas, acima de tudo, é preciso que nossos filhos sejam educados desde cedo nesses princípios, tornando obrigatório o ensino de cidadania nas escolas públicas. Afinal, se acreditamos que em países mais desenvolvidos a civilidade é a regra, isso só acontece porque, antes, a cidadania é ensinada a todos, desde o ensino fundamental público até nas universidades..

Esta é a única forma de se prevenir calamidades como as que vemos constantemente nos noticiários brasileiros. E não ficarmos à mercê da demagogia de políticos inescrupulosos que permitem e até incentivam as construções nas encostas dos morros para faturar eleitoralmente os menos avisados.

Para esta e outras dicas de cidadania, visite sempre avozdocidadao.com.br!

Não confunda cidadania com civilidade.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.