Fundação GoodPlanet lança documentário “Home”

Lançado no dia internacional do meio-ambiente, o documentário “Home” não é apenas mais uma denúncia que procura mostrar o nível de degradação que a humanidade impõe ao planeta Terra. Sob a direção do francês Yann Arthus-Bertrand, o filme mostra soluções concretas, já implementadas por várias empresas e países, para a conservação dos recursos naturais do planeta. O patrocínio é do grupo francês PPR, que reúne grandes griffes de produtos de consumo, como Yves Saint-Laurent, Gucci, Boucheron, Puma, Balenciaga, e outras.

Não há como duvidar do protagonismo de empresas e organizações empresariais como a essência da cidadania planetária hoje. Exemplos de empresas totalmente focadas em educação ambiental e práticas ambientalmente sustentáveis aparecem a cada dia. Daí ser ilusória a contradição entre denunciar o consumo e ser custeado por grandes empresas de mercado mundial. O filme não prega o anti-consumo, mas sim o consumo consciente: tudo o que puder ser substituído por fontes renováveis de energia deve ser objeto de esforço, pesquisa e preferência por todos os cidadãos consumidores, eleitores e pagadores de impostos.

Mais do que um filme documentário sobre a devastação feita pelo homem, trata-se de um manifesto com o propósito de convocar a humanidade a agir. Como o próprio diretor diz: “não há mais tempo de sermos pessimistas”. Ao invés de continuar a nos fixarmos apenas nas riquezas do subsolo, a perfurar petróleo de forma compulsiva, o enredo propõe o que hoje está claro para a grande maioria: devemos passar a olhar para os céus em busca da maior fonte de energia renovável e não poluente que a natureza deu ao homem, que é o Sol.

Yann Arthus-Bertrand fala com a autoridade de ser o maior fotógrafo aéreo da atualidade com registros de imagens da natureza feitos há mais de 30 anos nos quatro cantos do mundo. Tal acervo, inclusive, é o maior patrimônio da fundação francesa criada em 2005 para a busca de adesões políticas e econômicas para o desenvolvimento de projetos de sustentabilidade planetária: a Fundação GoodPlanet, que assina o documentário. A idéia deu certo e já em 2008 a Fundação recebeu mais de 5 milhões de Euros para custear seus principais programas.

Pois vale a pena assistir ao documentário “Home” no www.goodplanet.org e refletir sobre os caminhos que a cidadania planetária deve seguir imediatamente para salvar a vida na Terra.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.