Voto Consciente divulga perguntas a serem feitas a candidatos a prefeito

ouvirE só para não perder o costume, vamos falar agora um pouquinho mais de controle social sobre mandatos, governos e orçamentos públicos.

Os cidadãos mais consciente e atuantes sabem que o voto é apenas mais um dentre vários momentos fundamentais para se construir uma relação de parceria e fiscalização com o poder público. Antes, é preciso conhecer bem os candidatos, saber quais as suas propostas, pontos de vista e histórico político. Só massim se poderá fazer uma escolha consciente nas eleições de outubro.

Pois o movimento Voto Consciente de Jundiaí, no estado de São Paulo, acaba de divulgar um questionário que será aplicado aos candidatos a prefeito da cidade. O interessante é que as perguntas vieram da própria sociedade, através de um concurso público que buscou saber o que os mais de 3.600 cidadãos participantes gostariam de saber de seus candidatos.

O objetivo é receber o compromisso de cada um deles com metas claras, quantificáveis e com indicadores claros. Por exemplo: Se o candidato se comprometer com a construção de ciclovias terá de dizer publicamente quantos quilômetros construirá nos próximos quatro anos. Assim, qualquer cidadão pode fiscalizar e cobrar diretamente

Para isso, o Voto Consciente Jundiaí vai realizar sabatinas públicas com os candidatos, na qual cada um revelará metas de implementação para as idéias escolhidas. Os compromissos serão então impressos numa FICHA PÚBLICA que será colocada no site do movimento, de modo que todo cidadão da cidade possa comparar e escolher melhor os candidatos, além de depois poder cobrar e fiscalizar os eleitos diretamente.

Os temas são bem específicos, e incluem implantação de bilhete único nos transportes da cidade, destinar parte da arrecadação de IPTU voltada para a área de cultura, adoção de um programa de participação legislativa e outros.

Vale a pena conhecer a íntegra do questionário do Voto Consciente aqui no www.avozdocidadao.com.br e se inspirar para criar um movimento semelhante aí na sua cidade.

Assim vai ficar mais fácil animar e incentivar outros cidadãos a participar da fiscalização do que os políticos e gestores públicos pretendem fazer com o meu, o seu, o nosso dinheiro.

Até a semana que vem!

1 comentário

  1. Rádio Globo | A Voz do Cidadão em 15 de abril de 2015 às 14:13

    […] 21/07/2012 A importância das agências reguladoras Voto Consciente divulga perguntas a serem feitas a candidatos a prefeito […]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.