TSE cria a Central do Eleitor

ouvirTransparência no setor público. Aos poucos essa idéia vem ganhando mais espaço também no Judiciário brasileiro. Desta vez a boa novidade vem da mais alta instância da Justiça Eleitoral, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE.

O TSE acaba de comunicar que está criando uma Central do Eleitor em sua página eletrônica. A idéia é centralizar todas as comunicações dos cidadãos eleitores num único lugar, de modo que o TSE possa responder a todas as solicitações bem mais rapidamente.

Com a Central do Eleitor, o TSE quer diversificar ao máximo as formas que o cidadão terá de entrar em contato com a instituição. Para isso, o atendimento será realizado por meio de formulário no próprio site do TSE, por ligação telefônica em número que deverá ser divulgado em breve, por carta, ou mesmo pessoalmente, cuja sala localiza-se no primeiro andar, em frente ao plenário do Tribunal em Brasília. As atendentes da Central se encarregarão de fazer a interação entre os cidadãos e as unidades da Justiça Eleitoral responsável pela solicitação correspondente, seja o próprio TSE e suas unidades regionais ou os tribunais regionais eleitorais.

Cabe aqui fazer uma ressalva muito importante. A esta iniciativa exemplar do TSE devem se seguir outras, pois para além da cidadania eleitoral, o que se espera do poder público é o incentivo ao desenvolvimento de uma verdadeira cidadania política.

Afinal, enquanto a cidadania eleitoral praticamente só é exercida a cada dois anos, em tudo o que se refere ao processo de votação em si, a cidadania política envolve um trabalho permanente de fiscalização de mandatos, de governos e acima de tudo do que é feito com os orçamentos públicos, que é aquele dinheiro que todos nós entregamos ao poder público sob a forma de impostos e taxas. E que não é pouco dinheiro, não.

No site do TSE, o tse.gov.br vocês têm mais informações sobre a iniciativa da Central do Eleitor. Vamos acompanhar de perto!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.