Sinprofaz lança o “Sonegômetro”

ouvirBoa noite cidadãos ouvintes do Agito! Boa noite Thiago Matheus! Hoje vamos começar falando de uma excelente ferramenta de conscientização da cidadania que acaba de ser lançada.

É o “Sonegômetro”, que já está disponível na internet e foi desenvolvido pelo sindicato dos procuradores da fazenda, o Sinprofaz. O Sonegômetro mostra em tempo real o quanto de dinheiro está sendo sonegado em todo o país, trazendo mais visibilidade para um tema que pouco é noticiado aos cidadãos.

Para vocês terem uma idéia, pelos cálculos do Sinprofaz o não pagamento dos mais variados tributos, pode chegar a mais de 400 bilhões de reais ao ano. E esse valor pode até ser maior, segundo a rede internacional Tax Justice: mais de 560 bilhões de reais. Uma quantia enorme, se considerarmos que ela é quase o dobro, por exemplo, de tudo o que o poder público arrecadou de Imposto de Renda em 2011, que deu mais ou menos 270 bilhões. Junte-se a esse valor os quase 100 bilhões perdidos por corrupção no Brasil, segundo a Fiesp, e temos um grande problema nacional que precisa de solução urgente.

O principal recado que a iniciativa do Sonegômetro dá para a sociedade é a de que a chamada “justiça social” só pode acontecer através de uma justiça fiscal, onde a sonegação e a corrupção são combatidas com firmeza. Sem isso, não adianta o empresariado ficar reclamando que a carga tributária no Brasil é alta demais, pois a saída mais fácil dos governos para fechar as contas vai ser sempre o aumentos dos impostos.

Segundo a página do Sonegômetro, do início do ano até hoje já perdemos quase 200 bilhões de reais em sonegação de impostos como o ICMS, o imposto de renda e outras contribuições previdenciárias.

Mas o site não é só isso. Lá também temos alguns artigos bem explicativos sobre a questão da sonegação no Brasil e no mundo, além de links para outras iniciativas do sindicato, como o “Na real”, um aplicativo para smartphones que mostra o tamanho da “mordida” tributária sobre produtos e serviços.

Quem quiser conhecer essa verdadeira ferramenta da cidadania atuante, pode acessar o link que temos aqui no www.avozdocidadao.com.br. Aqui também colocamos à disposição para quem quiser baixar o estudo detalhado sobre sonegação elaborado pelo Sinprofaz.

Vale a pena conhecer.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.