Projeto Arquiteto de Família está concorrendo ao prêmio Cidades Ativas Cidades Saudáveis

ouvirNa semana em que foi realizado em São Paulo um encontro das grandes cidades do mundo para falar de ações de sustentabilidade e ocupação urbana, vamos falar de um concurso internacional que vai dar visibilidade internacional a diversas ações municipais de cidadania.

Está acontecendo nesse instante em toda a América Latina o concurso “Cidades Ativas, Cidades Saudáveis”, promovido na internet pela Organização Panamericana de Saúde. A idéia é trazer para outras cidades o exemplo daquelas que se dedicam ao transporte sustentável e ao meio ambiente, e que, assim, criam um estilo de vida saudável para os seus cidadãos.

Qualquer pessoa pode entrar no www.concursocacs.com e votar no seu projeto favorito. E o Brasil está bem representado neste concurso on-line, emplacando até o momento 6 iniciativas dentre as 10 mais bem classificadas.

Uma delas é bem interessante e está concorrendo na categoria Espaço Urbano. A organização carioca Soluções Urbanas, em parceria com o Instituto Vital Brazil, desenvolveu o projeto Arquiteto de Família. Na comunidade do Morro Vital Brazil, em Niterói, estado do Rio de Janeiro, é oferecida assessoria técnica em mobilização e organização comunitária, além de assistência técnica individual para a regularização e construção de casas. Ou seja, as casas são construídas aos poucos pelos próprios donos, na medida que a família acumula algum recurso. E com o auxílio de vizinhos da comunidade e da capacitação técnica dos voluntários do projeto.

Os resultados são excelentes, tanto em termos de ocupação ordenada do solo como em relação a impactos ambientais.

Participem do concurso “Cidades Ativas, Cidades Saudáveis”, escolhendo o seu projeto favorito e votando. Aqui na vozdocidadao.com.br vocês têm um link direto para a página eletrônica da iniciativa, a www.concursocacs.com. Basta se inscrever rapidamente e depois votar. Quem quiser pode também usar as redes do Twitter e do Facebook para participar.

Não esqueçam: a segunda fase já está aberta para votação, e vai só até o dia 30 deste mês!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.