Polícia divulga cartilha de Segurança Feminina no Paraná

ouvirEncarregada de zelar pela segurança imediata dos cidadãos, seja nas cidades ou nas mais remotas zonas do interior do país, aos poucos a Polícia, seja militar, federal, civil ou outras, começa a perceber como seu dever também a educação dos cidadãos para com o exercício pleno da cidadania. Ou seja, é preciso que cada um de nós perceba que não basta sentar e esperar dessas instituições a solução “divina” dos problemas de segurança.

Sob a ótica da cidadania, temos o dever não só de fiscalizar e cobrar ações mais efetivas, transparentes e justas de uma instituição policial, mas também fazer a nossa parte de evitar situações de risco colaborando com seus agentes na denúncia de crimes e outros delitos.

Pensando nisso, a Polícia Militar do Paraná desenvolveu a sua Cartilha de Segurança que, nesta edição, está voltada para o público feminino. A Cartilha de Segurança Feminina procura mostrar os principais riscos que corremos nas ruas e também em casa. Mais do que isto, a cartilha fala sobre uma dezena de situações em que pequenos cuidados podem evitar que um passeio infelizmente se transforme em caso de polícia. Assim, a cartilha fala sobre aquela ida a um restaurante com a família, ou um passeio ao shopping ou, principalmente, aquela “saidinha” para ir ao banco. Em todas essas situações, não só as mulheres, mas os cidadãos em geral, têm como evitar maiores problemas. Mas, sempre, contribuindo com a instituição policial local ou federal denunciando suspeitos de crimes, e principalmente informando às corregedorias sobre a má atuação de policiais.

Esta é uma questão importante. A própria Federação Nacional dos Policiais Federais, a Fenapef, está atenta ao tema e abriga em seu site bons textos com dicas sobre a violência contra a mulher. Vale a pena conferir no www.fenapef.org.br.

E aqui no www.avozdocidadao.com.br, vocês podem baixar a íntegra da cartilha sobre segurança feminina. Para conhecer e refletir sobre o quanto vocês contribuem para a segurança em sua comunidade.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.