O “Truco” da Agência Pública

ouvirAmigos ouvintes, domingo que vem finalmente teremos o primeiro turno das eleições 2014, então temos pouco tempo para decidirmos nossos votos. Segundo levantamento divulgado esta semana pelo site Congresso em Foco, a previsão de gastos dos candidatos com suas campanhas este ano ficou um terço maior do que nas eleições passadas, o que é um mau sinal de que o poder econômico continua a prevalecer sobre ideias e propostas. Portanto, informação é a arma fundamental dos cidadãos na hora de decidir o voto. E, para isso, a internet tem uma importância fundamental.

Para quem ainda não tem opinião formada sobre os candidatos à presidência, temos agora uma excelente dica, e que está fazendo sucesso também nas redes sociais: a inciativa do “Truco”. Pra quem não sabe, “truco” é uma palavra espanhola que significa “truque”, “tramóia” ou mesmo “enganação”, e também dá nome a um popular jogo de cartas. A ideia foi de um grupo de jornalistas investigativos reunidos no site Agência Pública, que se dedica a comentar os diversos temas presentes no dia a dia da mídia.

Pois o grupo decidiu analisar os programas eleitorais na TV de cada um dos candidatos à presidência. Além de comentar as principais declarações feitas, os jornalistas classificaram as informações em vários graus, desde verdade completa até o tal Truco, ou seja, quando uma mentira deslavada foi proferida na maior cara de pau. Temos também alguns graus intermediários bem divertidos, como os blefes e as meias-verdades, que o grupo chama de “tá certo, mas peraí!”.

Agora nesta última semana o Truco está divulgando a segunda fase da iniciativa, que são as respostas dos candidatos às diversas perguntas feitas pelos internautas através das redes sociais. Já responderam os candidatos Dilma Roussef, Marina Silva, Aécio Neves e Levy Fidélix e ao longo da semana serão postadas as respostas de Luciana Genro, Eduardo Jorge e Mauro Iasi.

Vale muito a pena ficar de olho nesta iniciativa, que está chegando ao fim com a proximidade das eleições. Aqui  no www.avozdocidadao.com.br vocês têm acesso tanto ao levantamento do Congresso em Foco quanto ao link para a página do Truco.

E voltamos a enfatizar o que já comentamos na semana passada. A cidadania política não termina o seu trabalho com o resultado final das eleições e a definição dos cidadãos eleitos. Esse momento é justamente quando o trabalho mais importante começa. É quando fazemos os eleitos entenderem que nós, os verdadeiros donos de seus mandatos, estamos juntos nesse caminho. Não apenas fiscalizando e cobrando, mas também incentivando as boas práticas políticas e a transparência no trato com a coisa pública, além de sugerir aperfeiçoamentos e políticas públicas que merecem ser avaliadas e implementadas pelo poder público.

Semana que vem tem mais. Até lá!

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