Movimento Máximo Dois Mandatos

ouvirRecebemos uma mensagem aqui na vozdocidadao.com.br dando conta de mais uma excelente iniciativa de Chico Whitaker, pioneiro organizador do Fórum Social Mundial e do MCCE, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral. Com tantas credenciais, não foi à toa que o nosso Chico recebeu em 2006 o Prêmio Nobel Alternativo por sua luta pela justiça social.

Pois agora Chico nos adianta a sua mais recente idéia, o Movimento Máximo Dois Mandatos, que inclusive já tem um blog na internet.

O objetivo do movimento é liderar iniciativas que visem combater uma das mais graves distorções no poder Legislativo brasileiro: a possibilidade de um representante se manter num cargo eletivo praticamente a vida toda, explorando currais eleitorais. Trata-se realmente de uma distorção, já que representação política não é profissão. Mas na medida em que se transforma em emprego vitalício, que precisa ser assegurado de qualquer maneira, ela cria a síndrome da reeleição: obtê-la tantas vezes quanto for possível passa a ser um objetivo a ser atingido a qualquer custo, inclusive ético, quase sempre através de práticas clientelistas e fisiológicas.

A idéia é a de que um político não deve exercer mais do que dois mandatos seguidos no mesmo nível parlamentar. Trata-se de um princípio que não poderia ser imposto por lei, até porque seria inconstitucional. Seria uma norma adotada voluntariamente – como um compromisso explicitado por ocasião das campanhas – pelos candidatos interessados em recuperar, através dessa e de outras formas, a credibilidade dos Legislativos e abrindo assim espaço para uma renovação permanente de nossos parlamentos.

Se o mandato não é do político, e sim do cidadão que o elegeu, fica aqui no ar a idéia de Chico Whitaker: nas próximas eleições faça o seu candidato se comprometer com o cumprimento de no máximo dois mandatos para um mesmo cargo público.

Gostou da idéia? Então acesse o link para o blog do Movimento Máximo Dois Mandatos que está aqui na Voz do Cidadão e participe!

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.